Prefeitura prevê ativação da unidade escolar no segundo semestre
Os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara visitaram a creche do Jardim Morada das Acácias, na tarde dessa quinta-feira, 30 de maio, a fim de averiguar a situação para o efetivo funcionamento da unidade escolar. Eles foram recebidos pela gerente de Divisão de Projetos e Infraestrutura da Secretaria de Educação, Grasiele Pedro Bom, e pelo engenheiro Marcio Alexandre Liessi.
A construção da creche teve início em abril de 2016 e foi concluída em maio de 2017. No entanto, a unidade escolar foi alvo de furto de materiais e vandalismo por duas vezes, o que acabou atrasando o início do funcionamento. O primeiro furto foi ainda em 2017, que representou cerca de 90% do material levado, e teve torneiras e fios elétricos furtados.
Após os furtos, foram feitas duas licitações para repor os materiais. A primeira teve apenas dois concorrentes, o que acabou frustrando o procedimento. Já a segunda licitação, segundo a gerente da Divisão, está em andamento, só faltando a assinatura do contrato. "O secretário tem interesse de ocupar e colocar a creche para funcionar nesse segundo semestre", informou Grasiele.
Localizada na rua Geraldo Cabrini, a creche foi construída por meio de convênio entre o governo estadual e a Prefeitura. A unidade está localizada na Região 2 que, conforme levantamento da Secretaria da Educação, tem a maior demanda para a creche. De acordo com a lista de espera divulgada no site da Prefeitura, a região tem 123 crianças aguardando uma vaga, de um total de 227 crianças divididas em seis setores.
Além do Morada das Acácias, a Região 2 integra os bairros Jardim do Lago, Aeroporto e Rubi. "Esse número representa cerca de metade da fila aguardando a entrega do prédio, fora as famílias que estão esperando abrir novo cadastramento", resumiu o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), presidente da Comissão de Obras.
Por fim, o colegiado deliberou expedir ofício para a Secretaria de Segurança Pública para envio de guarda municipal à escola a fim de promover a preservação do patrimônio público e evitar depreciações, vandalismos e furtos.
A Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é integrada pelos vereadores Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), presidente; Marco Xavier (PSB), vice-presidente; Lu Bogo (PR), secretária; e Jorge de Freitas (Patri) e Dr. Rafael Camargo (MDB), membros. O colegiado tem, entre outras funções, a prerrogativa de fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pela Prefeitura.