Dirigente da Diretoria de Ensino recebeu homenagem pelos serviços prestados à sociedade
A Câmara Municipal de Limeira realizou na noite dessa quarta-feira, 17 de abril, sessão solene de entrega do Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” à Isabel Cristina Pivetta Fodra, dirigente da Diretoria de Ensino – Região de Limeira. A homenagem foi concedida pelo vereador Wagner Barbosa (PSB), por meio do Decreto Legislativo nº 10/2019, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Limeira.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e contou com a presença dos vereadores, além do proponente, Estevão Nogueira (PRB) e Lu Bogo (PR). Representando o Executivo, estiveram presentes o prefeito Mario Botion (PSD) e o secretário municipal da Cultura, José Farid Zaine.
Isabel atua na área da Educação desde 1988. Foi estagiária, professora, supervisora e dirigente, até assumir a Diretoria de Ensino. “Por muitas vezes trabalhei incansavelmente em uma causa que eu acredito”, destacou a homenageada. “Estou muito honrada de estar aqui recebendo essa importante premiação conferida pela Câmara. Sou servidora pública e esse é um privilégio pelo qual eu sou grata todos os dias. Eu não estaria aqui se não fosse pelas pessoas incríveis que aqui estão e que marcaram positivamente a minha vida pessoal e profissional”.
Para o propositor, a importância da homenagem é a valorização dos profissionais que atuam na área da educação, pois, segundo ele, apenas através destes é que se consegue mudar a história política da cidade. “Isabel faz parte da luta para a conquista da instalação da Diretoria de Limeira em sede própria, foi uma das pessoas que batalhou por isso e nada melhor do que reconhecermos esse trabalho”, relatou Wagner. “Essa homenagem é por toda sua carreira e história na área da educação”.
A homenagem à diretora também representa simbolicamente uma homenagem à Diretoria de Ensino - órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação. A diretoria foi criada na cidade em 1976 e tem entre as funções gerir o processo de ensino-aprendizagem, monitorar os indicadores de desempenho das escolas para o atendimento das metas e supervisionar e acompanhar o funcionamento das escolas.
Diretoria de Ensino
Segundo o parlamentar, a Diretoria conta atualmente com 48 mil alunos, 71 escolas estaduais, 3,5 mil professores da rede estadual das cidades de Limeira, Artur Nogueira, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Rio Claro e Santa Gertrudes. Apenas em Limeira, é responsável por 30 escolas estaduais.
Desde a sua implantação no município, a Diretoria de Ensino funcionou em imóveis alugados, mas recentemente teve uma grande conquista, iniciando no dia 3 de dezembro de 2018 o atendimento em sede própria, no prédio anexo à Escola Professor Gabriel Pozzi, na Vila Piza.
A Diretoria de Ensino possui em sua estrutura: Assistência Técnica; Equipe de Supervisão de Ensino; Núcleo Pedagógico; Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar; Centro de Recursos Humanos; Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura; Núcleo de Apoio Administrativo; Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio e Centros Especializados de Ensino.