• Inicio
  • Notícias
  • Atendimento prestado pela Santa Casa de Limeira é tema de Tribuna Livre

Atendimento prestado pela Santa Casa de Limeira é tema de Tribuna Livre

Pedido de Investimentos na área habitacional também foi pauta do espaço

Data de publicação: 16/04/2019 10:41 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Atendimento prestado pela Santa Casa de Limeira é tema de Tribuna Livre
Atendimento prestado pela Santa Casa de Limeira é tema de Tribuna Livre

Nessa segunda-feira, 15 de abril, José Roberto Piccinin e Paulo César Ferreira fizeram uso da Tribuna Livre. Um falou sobre os atendimentos prestados pela Santa Casa de Limeira e dificuldades da instituição, e o outro falou sobre a luta da população menos favorecida e pediu à Prefeitura por investimentos na área habitacional.

Santa Casa de Limeira

Para falar sobre os atendimentos prestados pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira e a importância de doações e envolvimento da população limeirense com a instituição para a manutenção do local, usou a Tribuna Livre o provedor do hospital, José Roberto Piccinin, o Didi.

Didi iniciou seu discurso agradecendo ao vereador Wagner Barbosa (PSB), autor do Projeto de Lei 13/2019, que cria a Doação Voluntária de Auxílio Espontâneo aos hospitais Santa Casa de Misericórdia e Sociedade Operária Humanitária de Limeira. O projeto foi votado e aprovado durante a sessão ordinária do mesmo dia.

Segundo o orador, a Santa Casa prioriza realizar os atendimentos de média e alta complexidade. “Também fazemos atendimentos para gripe, por exemplo, mas estes podem ser feitos pelos postos de saúde”, explicou. “Nossa prioridade é fazer aquilo que os outros locais não conseguem fazer”.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Didi informou que o hospital realiza por mês cerca de 400 cirurgias, 280 procedimentos ginecológicos e partos, mil internações, 18 mil atendimentos ortopédicos, 60 mil procedimentos laboratoriais, 175 hemodiálises, 450 quimioterapias e 70 radioterapias. “Sei que ainda há reclamações por falta de atendimento, mas é o que conseguimos no momento”, declarou.

Em seu discurso, Didi ponderou que em uma instituição que realiza tantos atendimentos naturalmente surgem problemas. No entanto, apesar das dificuldades, o hospital ganhou o prêmio Conselho de Qualidade Hospitalar (CQH), na manhã dessa segunda-feira.

“No universo de hospitais que temos no Brasil inteiro, uma média de 260 hospitais apenas têm esse programa, e nós somos um dos únicos hospitais filantrópicos que trabalham com mais de 85% do Poder Público a receber o prêmio”, alegou. “É uma gratificação enorme para todos que trabalham lá”.

A participação e o envolvimento da população através de doações e ações em prol do hospital, segundo Didi, é essencial. “A Santa Casa é dirigida por nós, mas é de vocês. Talvez ainda não seja o hospital ideal, mas estamos tentando ser. Sozinho eu não consigo, por isso preciso da ajuda de vocês”, enfatizou.

Cooperativa Habitacional Cooperterra

Representando a Cooperativa Habitacional Cooperterra, Paulo César Ferreira também fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a luta da população e pedir à Prefeitura de Limeira mais investimentos na área habitacional.

De acordo com Paulo, muitos moradores da cidade recebem apenas um salário mínimo e com este valor pagam aluguel da casa onde vivem e leite para os filhos. “Somos todos eleitores, elegemos o prefeito e vocês vereadores. Peço que se lembrem do povo pobre e sofrido”, destacou.

Paulo, em discurso, relevou que muitas mães estão tendo dificuldade para matricular seus filhos em creches por falta de vagas. “Então, além dos gastos da casa e alimentação, a mãe para conseguir trabalhar precisa pagar uma creche para os seus filhos”, alegou.

O orador finalizou pedindo por mais investimentos na área habitacional. “Não queremos nada de graça, só ajuda para comprarmos nossas terras. É muito difícil viver só com R$ 900, precisamos de ajuda. Olhem para o povo sofrido”.