Alunos simulam situações cotidianas e mudam a maneira de tratar os idosos
“Depois dessa vivência inédita, mudei a forma como olho para um idoso”, declarou a estudante Lídia Broglio ao término da oficina “Idoso Por Um Minuto” realizada hoje pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), médico geriatra e autor da Lei do Alzheimer. A atividade foi na Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil) e envolveu 70 estudantes do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp).
Além de entenderem o processo de envelhecimento, os jovens utilizaram vários acessórios para simular situações cotidianas enfrentadas pelos idosos. Para Lídia, a diminuição da capacidade de visão, percebida por meio de uso de óculos com lentes embaçadas, foi o que mais dificultou a realização da dinâmica proposta. “Na teoria é uma coisa, mas, sentir na prática esses efeitos, é completamente diferente”, compara.
João Vitor Valente acrescenta que os exercícios, somados ao barulho proposto para simular a poluição sonora, chegaram a provocar sensação de dor de cabeça. “Não consegui escrever o texto sugerido usando luvas, óculos e protetor de ouvido. Deixei espaços em branco e, se fosse uma ficha, teria preenchido errado. Sentindo tudo isso, fica mais fácil se colocar no lugar do idoso e entender suas limitações”.
Andadores, elásticos, pesos nas costas e cadeiras de rodas ajudaram os jovens a perceberem também no dia a dia dos idosos as dificuldades de mobilidade, pois tiveram ainda que subir escadas e andar entre cones. Luvas ajudaram a entender a diminuição da sensibilidade tátil e consequentemente a necessidade de desenvolver a paciência. “É importante que vocês saibam o que acontece durante o processo de envelhecimento e tratem os idosos com mais respeito e tolerância no trânsito ou numa fila de supermercado”, exemplificou Dr. Marcelo. “A mudança de atitude deve começar dentro de casa e também na própria formação profissional de vocês”, acrescentou.
O trabalho fora do ambiente acadêmico é uma iniciativa do professor doutor Milton Shoiti Misuta. Nair Gentil Facco, presidente da Atapil, acatou a proposta e compartilhou sua experiência de vida e de superação com os alunos após visita monitorada na entidade. “Se vocês estão aqui, estudando, agradeçam seus pais por isso e jamais desperdicem essa oportunidade que muitas pessoas não tiveram na vida”, comentou. A vereadora Mayra Costa (Cidadania), médica neurologista, falou sobre os Riscos do Consumo de Álcool e Entorpecentes. Além de reforçar a necessidade da prevenção, sensibilizou os jovens ao apresentar as consequências da dependência.
*Informações do Gabinete Parlamentar