• Inicio
  • Notícias
  • Vereador Dr. Marcelo Rossi realiza oficina Idoso por Um Minuto para 70 alunos da Unicamp

Vereador Dr. Marcelo Rossi realiza oficina Idoso por Um Minuto para 70 alunos da Unicamp

Alunos simulam situações cotidianas e mudam a maneira de tratar os idosos

Data de publicação: 05/04/2019 09:51 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador Dr. Marcelo Rossi realiza oficina Idoso por Um Minuto para 70 alunos da Unicamp
Vereador Dr. Marcelo Rossi realiza oficina Idoso por Um Minuto para 70 alunos da Unicamp

“Depois dessa vivência inédita, mudei a forma como olho para um idoso”, declarou a estudante Lídia Broglio ao término da oficina “Idoso Por Um Minuto” realizada hoje pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), médico geriatra e autor da Lei do Alzheimer. A atividade foi na Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil) e envolveu 70 estudantes do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp).

Além de entenderem o processo de envelhecimento, os jovens utilizaram vários acessórios para simular situações cotidianas enfrentadas pelos idosos. Para Lídia, a diminuição da capacidade de visão, percebida por meio de uso de óculos com lentes embaçadas, foi o que mais dificultou a realização da dinâmica proposta. “Na teoria é uma coisa, mas, sentir na prática esses efeitos, é completamente diferente”, compara.

João Vitor Valente acrescenta que os exercícios, somados ao barulho proposto para simular a poluição sonora, chegaram a provocar sensação de dor de cabeça. “Não consegui escrever o texto sugerido usando luvas, óculos e protetor de ouvido. Deixei espaços em branco e, se fosse uma ficha, teria preenchido errado. Sentindo tudo isso, fica mais fácil se colocar no lugar do idoso e entender suas limitações”.

Andadores, elásticos, pesos nas costas e cadeiras de rodas ajudaram os jovens a perceberem também no dia a dia dos idosos as dificuldades de mobilidade, pois tiveram ainda que subir escadas e andar entre cones. Luvas ajudaram a entender a diminuição da sensibilidade tátil e consequentemente a necessidade de desenvolver a paciência. “É importante que vocês saibam o que acontece durante o processo de envelhecimento e tratem os idosos com mais respeito e tolerância no trânsito ou numa fila de supermercado”, exemplificou Dr. Marcelo. “A mudança de atitude deve começar dentro de casa e também na própria formação profissional de vocês”, acrescentou.

O trabalho fora do ambiente acadêmico é uma iniciativa do professor doutor Milton Shoiti Misuta. Nair Gentil Facco, presidente da Atapil, acatou a proposta e compartilhou sua experiência de vida e de superação com os alunos após visita monitorada na entidade. “Se vocês estão aqui, estudando, agradeçam seus pais por isso e jamais desperdicem essa oportunidade que muitas pessoas não tiveram na vida”, comentou. A vereadora Mayra Costa (Cidadania), médica neurologista, falou sobre os Riscos do Consumo de Álcool e Entorpecentes. Além de reforçar a necessidade da prevenção, sensibilizou os jovens ao apresentar as consequências da dependência.

*Informações do Gabinete Parlamentar