Título de Cidadão e Diploma de Gratidão serão concedidos
Cinco homenagens foram aprovadas pelos vereadores durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 1º de abril. Dentre as propostas, três cidadãos terão os nomes imortalizados em ruas da cidade. Também serão concedidos Título de Cidadão Limeirense e Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira.
Nosso Coral Nosso Clube
De autoria da vereadora Lu Bogo (PR), o Projeto de Decreto Legislativo Nº 45/2018 concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” ao “Nosso Coral Nosso Clube” pelos serviços prestados à cidade de Limeira.
De acordo com a proponente, o grupo é responsável por levar o nome de Limeira em todas as cidades por onde passam. O coral é regido pelo maestro Rosivaldo Mena Peres e tem 20 anos de fundação.
Vinicius José Ferreira Silva
Vinicius José Ferreira Silva será homenageado com o Título de Cidadão Limeirense, por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 55/2018, de autoria da vereadora Constância Félix (PDT).
Nascido em Conceição do Rio Verde, em Minas Gerais, Vinicius é pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil há 12 anos. Segundo a vereadora Constância Félix, é fundador e presidente da ONG Espaço Vida, que é idealizadora e mantenedora de vários projetos sociais, dentre eles a Comunidade Terapêutica Espaço Vida, que auxilia muitas famílias no tratamento para dependentes químicos.
Geraldo Furlan
O Projeto de Lei Nº 275/2018, de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), dá o nome de Geraldo Furlan à Rua Projetada 06A/B, no Parque Tecnológico. Nascido em Cordeirópolis, desde os oito anos trabalhava ajudando o pai na roça, plantando algodão, arroz, ou capinando o campo. Mudou-se para Limeira aos 17 anos em busca de novas perspectivas, onde trabalhou em diversas empresas como mecânico.
Em 1958, comprou seu primeiro torno, após alguns meses decide deixar de ser empregado para iniciar o seu próprio negócio. Geraldo se tornou grande empresário e fundador da empresa Máquinas Furlan. Faleceu aos 84 anos, em consequência de uma parada cardíaca.
Carlos Joaquim Paes
Já de autoria do vereador Helder do Táxi (MDB), o Projeto de Lei Nº 17/2019 dá o nome de Carlos Joaquim Paes à Estrada Municipal LIM-316, no bairro Água Espraiada. Nascido em Limeira em 1952, cresceu na área rural, onde aprendeu a profissão de produtor rural com seu pai.
Conforme a justificativa do proponente, Carlos era um homem de fé e doou parte de suas terras para construir a comunidade São João Batista, e também ajudou efetivamente na construção da igreja.
José Reinaldo Marçal
O romeiro José Reinaldo Marçal terá o nome imortalizado na estrada municipal LIM-344, que liga a Estrada do Bairro Loiolas à Estrada LIM-137, no município de Limeira. O Projeto de Lei Nº 38/2019, que concede a homenagem, foi proposto pelo vereador Marco Xavier (PSB). Nascido em 1956, na cidade de Nova Esperança, no Paraná, José Rinaldo foi romeiro da Associação Casa de Apoio dos Romeiros de Nossa Senhora Aparecida (Cara) por 24 anos.
Segundo a justificativa do projeto, José Rinaldo sempre prezou pelo compromisso de ajudar, por isso sempre estava no resgate, caminhando como um dos últimos, com o objetivo de incentivar e amparar os romeiros, para que encontrassem força para continuar e assim conseguissem chegar ao Santuário de Aparecida.
“Nossa tristeza é que não temos a sua presença nas romarias, mas nossa alegria é sabermos que em uma das estradas utilizadas no trajeto dos romeiros constará eternizada a memória deste nosso amigo irmão José Rinaldo Marçal”, justifica o vereador Marco Xavier.