Requerimento protocolado pelo vereador cobra providências para reduzir fila
O vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) protocolou nesta segunda-feira, 18 de março, o Requerimento 149/2019, solicitando informações à Prefeitura sobre o agendamento de consultas com médicos oftalmologistas na rede pública. O documento é fruto da demanda apresentada por uma usuária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Aeroporto.
De acordo com o parlamentar, Magna Maria Resende de Souza aguarda desde o dia 21 de junho de 2018 o agendamento de uma consulta com um oftalmologista. “Uso óculos e senti a necessidade de uma nova avaliação para ver se o grau aumentou. Não entendo o motivo de tanta demora”.
No requerimento, que será lido em Plenário, o vereador pergunta quantas pessoas estão na fila, o tempo máximo de espera e o número de oftalmologistas. Também questiona as medidas para ampliar o quadro de médicos, inclusive com mais contratações, e a possibilidade de um mutirão para reduzir a demanda reprimida. Também pede a média de consultas solicitadas por mês e a quantidade de atendimentos efetivamente realizados.
Assim como em outras especialidades, que já foram objetos de requerimentos de sua autoria, Rossi alerta que a demora para o atendimento com oftalmologistas pode desencadear problemas de diversas ordens, provocando o agravamento de doenças, que podem se tornar irreversíveis em situações extremas, e consequências indiretas do problema. “Além de comprometer toda a qualidade de vida do indivíduo, a dificuldade de enxergar pode ainda impedir o exercício do seu trabalho e outras atividades do cotidiano, inclusive dirigir”, informou.
*Informações do Gabinete Parlamentar