Presidente falou sobre novidades na plataforma, agora mais prática
Os servidores da Câmara Municipal de Limeira recebem treinamento, desde segunda-feira, 11 de março, para melhor uso do sistema de tramitação eletrônica de leis e de documentos administrativos. O recurso que visa à gestão de processos com maior eficiência começou a ser implantado gradativamente em agosto de 2018 e passou por melhorias este ano. A capacitação ocorre até dia 18 de março. Limeira é pioneira em São Paulo no uso da plataforma na esfera Legislativa.
“As mudanças e o treinamento têm o objetivo de tornar mais prática e segura a tramitação dos processos, além de garantir mais agilidade e melhorar o fluxo de trabalho dos gabinetes dos vereadores”, informou o presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá.
O vereador se reuniu na manhã desta terça-feira, 12 de março, com o diretor da Sino Informática, Gabriel Rolim. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do sistema de consulta e gestão de processos legislativos Sino Siave. O encontro abordou a consolidação das novidades adotadas e tratou de soluções para eventuais inconsistências.
Também participaram o secretário Legislativo da Câmara, Denis Matias dos Santos, a diretora do Departamento de Expediente e Protocolo, Thais Cristina Simões, e o chefe de gabinete da Presidência, Rômulo David Soares.
Treinamento
A capacitação é conduzida pela equipe do Departamento de Expediente da Câmara e é feita de forma personalizada, em cada um dos 21 gabinetes parlamentares. O trabalho envolve a orientação sobre o uso e aplicações do sistema eletrônico e apresentação das inovações realizadas, entre elas a adoção de novo visual, mais intuitivo, da plataforma Sino Siave. O treinamento abrange os servidores da área administrativa que utilizam o Sino Workflow, destinado à integração entre os setores e tramitação de documentos.
De cara nova
Disposição dos menus, ícones, cores e distribuição de documentação na página são algumas das mudanças implantadas para o novo visual da plataforma de tramitação eletrônica. Outra alteração, segundo Thais Simões, está no campo de assinatura digital. “Tudo para tornar mais intuitivo o uso do sistema”, explicou. Ela citou que as novidades incluem ainda o protocolo interno.
Consulta
Além de reduzir o deslocamento físico dos processos para os servidores e vereadores, o sistema eletrônico também permite mais transparência. Isso porque permite o acesso dos munícipes à tramitação de todos os textos legislativos de Limeira, por meio do site limeira.sp.leg.br, acessando o menu Processos Legislativos. Nesta aba, estão as propostas apresentadas à Câmara, como projetos de lei, de lei complementar, de resolução, de decreto legislativo e proposta de emenda à lei orgânica, bem como moções, indicações e requerimentos.
Tramitação eletrônica
O formato de tramitação foi adotado a partir de Resolução nº 724/2018, aprovada em fevereiro do ano passado pelos vereadores. A norma instituiu a utilização de meio eletrônico para a realização do processo administrativo e legislativo, com a finalidade de promover a gestão eficiente dos documentos, reduzir os gastos com papel e proteger o meio ambiente.
A iniciativa foi colocada em prática em duas etapas: a primeira, em agosto, válida para processos legislativos e a segunda em novembro, abrangendo o processo administrativo.