Vereador Dr. Marcelo Rossi realizou oficina Idoso Por Um Minuto e sensibilizou estudantes
“Numa sociedade individualista como a nossa, sentir as mesmas dificuldades que os idosos enfrentam e o tratamento que normalmente recebem das pessoas mudou nossa forma de vê-los a partir de hoje”. A afirmação é da estudante Rafaela Costa Boer, ao término da oficina Idoso Por Um Minuto promovida nesta terça-feira, 30 de outubro, pelo vereador Dr. Marcelo Rossi.
O projeto foi realizado com 50 alunos da Escola Estadual Castello Branco e nesta edição contou com o ajuda do vereador júnior Luis Felipe de Oliveira Silva, do qual o parlamentar é padrinho na Câmara Municipal.
Dr. Marcelo, que atua há 24 anos na geriatria, trouxe situações cotidianas para ilustrar o processo de envelhecimento da pele, dos ossos e do cérebro, além das mudanças fisiológicas. Explicou, por exemplo, os motivos da necessidade mais frequente que o idoso tem de ir ao banheiro, além de outras situações que exigem dos jovens empatia com quem já chegou na Terceira Idade. “Num futuro próximo, serão vocês”.
Os alunos usaram óculos desgastados para simular impactos na visão, protetores auriculares para remeter a diminuição da capacidade auditiva e foram submetidos a diversos ruídos que simbolizaram a poluição sonora. Nestas condições, tiveram que ler, ouvir, escrever e caminhar. Foram pressionados a desenvolver atividades com o tempo cronometrado, condição que expôs a falta de paciência que muitas vezes os mais jovens demonstram em relação aos idosos. “Precisa repetir?”; “anda logo”, “você não entendeu de novo?”, foram algumas frases ouvidas pelos alunos que ajudaram a provocar a reflexão da importância de se colocar no lugar do outro. Andar entre cones e degraus evidenciou os obstáculos e situações que exigem compreensão das condições dos idosos, estimulando respeito, tolerância e cidadania. O diretor Ricardo Antoniassi agradeceu ao vereador pela iniciativa. “Ao sentir na pele essas situações, o adolescente tem muito mais facilidade de se colocar efetivamente no lugar do idoso, além de incentivar as futuras gerações a se preparar para o processo de envelhecimento”, completou Dr. Marcelo.
A oficina foi lançada por meio do mandato do vereador em abril com alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp). Em novembro, o projeto chegará a iniciativa privada, envolvendo limeirenses inseridos no programa Jovem Aprendiz.
*Informações do Gabinete Parlamentar