Homenageada atuou no município como professora, escritora e artista
A Câmara Municipal de Limeira entregou nessa segunda-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” à professora Eudóxia Silva Castro Quitério. A homenagem é concedida pelo Decreto Legislativo 15/2016 de autoria de José Farid Zaine, vereador licenciado e atual secretário municipal de Cultura.
Natural de Limeira (SP), Eudóxia nasceu em 16 de outubro de 1922 e se graduou como professora normalista pelo Colégio São José em 1940. Além do magistério, dedicou-se também a pintura, a esculturas e publicação de livros e poemas que, segundo o propositor, merecem destaque.
“Aprendi a admira-la durante todos os anos de convívio, tanto por ser professora e estar envolvida em todos os movimentos ligados a educação, tanto por participar na vida cultural desta cidade, como membra e fundadora da Academia Limeirense de Letras, escrever, declamar poesias e participar de corais”, relatou Farid.
Às vésperas de completar 96 anos, a homenageada contou aos presentes na solenidade sobre os anos em que lecionou e seu carinho com a profissão que seguiu. “Nesses 30 anos que lecionei, nunca pus um aluno de castigo, nem para fora da sala; não gritei e nem falei alto. Eles eram como meus filhos, tinha consideração por eles”, contou.
Para o secretário municipal de Educação, André Francesco, que representou o prefeito Mario Botion, Eudóxia com seu trabalho e dedicação representa duas áreas que são fundamentais para a civilização, a educação e a cultura. “Sem educação e cultura nós viveríamos na barbárie”, enfatizou. Em referência a queixa de fraqueza nas pernas apresentada pela homenageada, o secretário ainda disse: “pessoas tão especiais como a senhora, podem ter pouca firmeza nas pernas, mas são de uma firmeza de caráter e coração que poucos possuem”.
A sessão solene foi comandada pelo presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), e contou com a participação de todos os vereadores, do secretário municipal de Educação, André Francesco, e da presidente da Academia Limeirense de Letras, Maria Heloisa Gonçalves de Oliveira Rossi.