• Inicio
  • Notícias
  • No Dia dos Professores, Eudóxia Quitério recebe Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira

No Dia dos Professores, Eudóxia Quitério recebe Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira

Homenageada atuou no município como professora, escritora e artista

Data de publicação: 16/10/2018 15:44 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


No Dia dos Professores, Eudóxia Quitério recebe Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira
No Dia dos Professores, Eudóxia Quitério recebe Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira entregou nessa segunda-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” à professora Eudóxia Silva Castro Quitério. A homenagem é concedida pelo Decreto Legislativo 15/2016 de autoria de José Farid Zaine, vereador licenciado e atual secretário municipal de Cultura.

Natural de Limeira (SP), Eudóxia nasceu em 16 de outubro de 1922 e se graduou como professora normalista pelo Colégio São José em 1940. Além do magistério, dedicou-se também a pintura, a esculturas e publicação de livros e poemas que, segundo o propositor, merecem destaque.

“Aprendi a admira-la durante todos os anos de convívio, tanto por ser professora e estar envolvida em todos os movimentos ligados a educação, tanto por participar na vida cultural desta cidade, como membra e fundadora da Academia Limeirense de Letras, escrever, declamar poesias e participar de corais”, relatou Farid.

Às vésperas de completar 96 anos, a homenageada contou aos presentes na solenidade sobre os anos em que lecionou e seu carinho com a profissão que seguiu. “Nesses 30 anos que lecionei, nunca pus um aluno de castigo, nem para fora da sala; não gritei e nem falei alto. Eles eram como meus filhos, tinha consideração por eles”, contou.

Para o secretário municipal de Educação, André Francesco, que representou o prefeito Mario Botion, Eudóxia com seu trabalho e dedicação representa duas áreas que são fundamentais para a civilização, a educação e a cultura. “Sem educação e cultura nós viveríamos na barbárie”, enfatizou. Em referência a queixa de fraqueza nas pernas apresentada pela homenageada, o secretário ainda disse: “pessoas tão especiais como a senhora, podem ter pouca firmeza nas pernas, mas são de uma firmeza de caráter e coração que poucos possuem”.

A sessão solene foi comandada pelo presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), e contou com a participação de todos os vereadores, do secretário municipal de Educação, André Francesco, e da presidente da Academia Limeirense de Letras, Maria Heloisa Gonçalves de Oliveira Rossi.