Grupos da terceira idade aprendem em Plenário a utilizar o celular
Parte da Tribuna Livre da sessão dessa segunda-feira, 8 de outubro, foi dedicada ao projeto “Nunca é tarde para aprender”. A presidente da organização Enactus Limeira, Beatriz de Lima Sgobi, falou sobre a parceria articulada pela Câmara Municipal de Limeira, através da Escola Legislativa Paulo Freire, junto com o Cras Central Marilena Pinto Ramalho para o desenvolvimento da proposta.
“A demanda do projeto partiu do Cras, a Escola Legislativa nos procurou e os próprios idosos entraram em contato interessados em participar”, contou a oradora. “Foi com muito amor que desenvolvemos esse projeto para transformar o conhecimento que temos em oportunidades”, alegou.
Desde o início de setembro, grupos da terceira idade participam do curso “Inclusão Digital e Uso da Tecnologia para Terceira Idade”, que tem como proposta ensiná-los a usar o aparelho celular e entender a funcionalidade de suas atribuições, além do uso de aplicativos. O curso acontece no Plenário da Câmara semanalmente e, segundo a oradora, já tem apresentado resultados. “Muitos tem relatado que já estão usando em suas vidas; uma senhora tem conseguido usar o aplicativo de transporte, conquistando mais autonomia. Outra tem replicado o que aprende aqui com a gente em seu grupo”, ilustrou.
A Enactus é uma organização mundial presente em 36 países e com 120 times no Brasil, em Limeira atua pela Unicamp há cinco anos. Segundo Beatriz, a instituição acredita no poder de transformar o conhecimento dos universitários em projetos de empreendedorismo social, com o objetivo de transformar a vida de comunidades.
“Acreditamos no potencial que vemos nos idosos a partir do conhecimento da tecnologia, então nosso projeto visa inseri-los no mundo digital e também criar laços com eles, para que assim eles possam ter mais autonomia em suas vidas”, justificou Beatriz.
Para o presidente da Câmara, vereador Zé da Mix (PSD), o projeto que está sendo desenvolvido traz muito orgulho a Câmara Municipal. “A Escola Legislativa tem uma função muito importante durante essa gestão, aproximando população e Legislativo”, relatou.