Zeca possui diversos títulos e troféus pela entidade
Nessa segunda-feira, 1º de outubro, a Câmara Municipal de Limeira concedeu o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” ao presidente da Associação Grêmio São Paulo (Agrespa), José Carlos Moreira, conhecido como Zeca. A sessão solene contou com a presença do presidente do Sinecol, Paulo César da Silva, e do secretário de Esportes, Luiz Augusto Zanon.
O prêmio foi instituído pelo Projeto de Decreto Legislativo Nº 56/2017, de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD). De acordo com o texto do decreto, a homenagem foi concedida ao presidente da Agrespa pelos serviços que ele prestou nas áreas social e esportiva de Limeira.
Ao longo de 15 anos no comando do Grêmio São Paulo, equipe de futsal feminino, mais de mil atletas passaram pela entidade. Hoje, a equipe representa Limeira nos campeonatos municipais, regionais e estaduais, além de promover a inclusão social de meninas na área esportiva.
Além de oferecer oportunidades para meninas que desejam jogar futebol, a associação incentiva a educação. Um dos requisitos para as meninas entrarem no time é a frequência na sala de aula. Segundo o decreto, a inciativa liderada por Zeca consiste em uma ferramenta social.
Em 2017, houve uma união entre o Grêmio São Paulo e o Grêmio Menino Jesus, a qual possibilitou que a Agrespa tivesse equipes de futsal feminino e masculino, além de futebol feminino. Durante os anos que passou na liderança, Zeca acumulou diversos títulos, troféus e medalhas.
O vereador Marcelo Rossi, autor da homenagem, falou sobre o papel que os parlamentares exercem para conceder honrarias àqueles que fazem a diferença em Limeira. “Uma das atribuições que nós temos neste mandato de quatro anos é dar reconhecimento para quem já fez tanto pela cidade”, afirmou. “Você está aqui hoje porque possui um papel muito importante na vida dos atletas e das pessoas que trabalham com você.” Antes de encerrar a fala, o parlamentar ressaltou que o Diploma é uma forma de motivar trabalhos sociais como os de de Zeca.
Durante discurso, o homenageado agradeceu ao vereador Marcelo Rossi pelo prêmio e às pessoas que idealizaram o projeto social na Agrespa. Ele ressaltou que os atletas enfrentam muitas dificuldades para chegar no pódio e que os resultados da instituição foram consequência da paixão dos envolvidos. “Nós fizemos tudo aquilo que o coração mandava. Não me arrependo de nada, porque tudo o que nós desejamos, como estar no campeonato paulista, nós conseguimos”, destacou. Ele também lembrou que a Agrespa recebeu ajuda de alguns vereadores da Casa.
Para o secretário de Esportes, Luiz Augusto Zanon, a atividade é pura emoção. “É uma coisa que a gente não consegue dimensionar”, afirmou. Zanon ainda falou sobre a inclusão social por meio do esporte e destacou a importância de oferecer oportunidades para mais pessoas. De acordo com o secretário, o esporte é a maneira mais limpa e pura de promover a inserção.
Antes de encerrar a sessão, o presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), parabenizou o homenageado.