Palestras abordam relação interpessoal entre servidor e o munícipe
A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, promoveu o curso Gestão do Atendimento ao Cidadão nos dias 25 e 26. O curso foi elaborado pela Escola de Cidadania e Gestão Pública, Oficina Municipal, da cidade de São Paulo e ministrado para servidores da Casa. Ele visa à capacitação técnica de servidores públicos que lidam diretamente com os munícipes.
De acordo com a Oficina Municipal, o objetivo do curso é melhorar a gestão de políticas públicas municipais por meio do trabalho de servidores. A instituição defende que profissionais capacitados colaboram mais com os cidadãos, diminuindo incertezas, dúvidas e angústias.
Para abordar o assunto, a professora da Oficina Municipal, Ana Maria Florentino, realizou palestras sobre algumas competências profissionais. Ela fez aulas expositivas sobre a organização do trabalho operacional e do fluxo de atendimentos, além da relação entre servidores e usuários e os aspectos que podem melhorar o contato interpessoal. As palestras contaram com a participação dos servidores, que participaram de dinâmicas e se manifestaram e refletiram sobre os temas debatidos.
Segundo a palestrante, os servidores precisam fazer a mensuração de resultados para conhecer o nível de satisfação dos usuários. Ana ressaltou que a verificação faz parte do planejamento estratégico da instituição, pois possibilita que os profissionais revejam alguns planos, promovam o aprimoramento dos serviços e aumentem a transparência na gestão.
Ana também fez uma explanação sobre a insatisfação de usuários quando o serviços não são prestados a contento. “A insatisfação é consequência de serviços ineficientes, como a contrariedade nas informações passadas por diferentes profissionais e atrasos nas demandas dos usuários”, afirmou. Ela apresentou medidas para diminuir o descontentamento dos cidadãos, como agilidade nos serviços, postura, empatia e respeito.
Além disso, a professora apresentou os fatores de satisfação e encantamento. Um dos aspectos abordados na palestra foi a diferença entre ambos. “A satisfação ocorre quando o usuário recebe aquilo que ele espera, já o encantamento vem com a superação das expectativas”, explicou. A conduta dos servidores na hora de fazer um atendimento pelo telefone também foi discutida.
O curso é voltado para servidores públicos que trabalham diretamente com recepção e atendimento ao cidadão, além de servidores que atuam no Departamento de Comunicação da Casa. “As dinâmicas foram muito interessantes, pois nos fizeram refletir e identificar alguns problemas da Casa”, avaliou o Analista de Comunicação, Luis Felipe Carvalho.