Homenageada se dedica a trabalhos na Capelaria Hospitalar Evangélica da cidade
A Câmara Municipal de Limeira entregou em sessão solene nessa segunda-feira, 20 de agosto, o Título de Cidadã Limeirense a Emma Maria Galvanin Sara. A homenagem é iniciativa do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), por meio do Decreto Legislativo 20/2018.
A cerimônia contou com a participação dos vereadores, do vice-prefeito Dr. Júlio Cesar, representando o prefeito Mario Botion, do secretário municipal de Urbanismo, Matias Razzo, de reverendos e de familiares e amigos da homenageada.
A nova cidadã limeirense nasceu em Torrinha (SP), em 4 de maio de 1937, e reside no município de Limeira há mais de 35 anos. Dona Emma, como é conhecida, cresceu em um ambiente familiar extremamente religioso e, aos 17 anos, foi para o convento Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, onde permaneceu por 13 anos. Com 30 anos, já fora do local, cursou Serviço Social na PUC-SP.
Em 1994, já residente de Limeira, Dona Emma conheceu o trabalho da Capelania Hospitalar Evangélica e, interessada em ajudar, fez cursos para se especializar na área e iniciou no ano seguinte visitações hospitalares na Santa Casa. Atualmente, a Capelania também desenvolve projetos de produção de fraldas geriátricas, roupas e materiais de higiene pessoal para internados, além de coral para os que se encontram no ambiente.
“Tudo isso é fruto do coração de Emma, porque fazer bem a terceiros é algo muito difícil, principalmente quando não se dispõe de fartos recursos, como é o caso da Capelania, que trava uma grande luta”, alegou Dr. Julio.
Para a homenageada, ajudar ao próximo é seu legado, passado por Deus e sua mãe. “Deus disse para amar o próximo como a si mesmo, e isso mexeu muito comigo. Também aprendi muito com minha mãe que sempre alimentava os que estavam com fome”, contou.
“Dona Emma representa o amor expressado em forma de ação, trazendo à cidade inspiração a toda a sociedade na busca de um mundo mais justo e fraterno. Algo tão raro de se encontrar hoje em dia a senhora tem de sobra”, declarou Dr. Rafael.
Antes de encerrar a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Zé da Mix (PSD), disse ficar ainda mais contente em homenagear alguém que não realize os serviços em prol do próximo apenas para se aparecer. “Essa homenagem é o mínimo que poderíamos fazer”, enfatizou.