• Inicio
  • Notícias
  • Em sessão solene, vereadores juniores tomam posse na Câmara de Limeira

Em sessão solene, vereadores juniores tomam posse na Câmara de Limeira

Na primeira sessão, parlamentares mirins definiram membros da Mesa Diretora

Data de publicação: 15/08/2018 16:12 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Em sessão solene, vereadores juniores tomam posse na Câmara de Limeira
Em sessão solene, vereadores juniores tomam posse na Câmara de Limeira

Na tarde desta terça-feira, 14 de agosto, os 21 vereadores juniores eleitos foram diplomados e tomaram posse para um mandato de um ano na Câmara Municipal de Limeira. Na mesma tarde foi realizada a primeira sessão do grupo e definida a Mesa Diretora, que organizará os trabalhos durante a legislatura.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, o Zé da Mix (PSD). O vereador Toninho Franco (PR), presidente da comissão organizadora do programa, e Maria Aucélia, presidente do Ceprossom, representando o prefeito municipal, compuseram a Mesa. Os vereadores padrinhos também acompanharam o evento e foram os responsáveis por entregar os diplomas aos apadrinhados.

Toninho Franco agradeceu a todas as escolas e aos alunos que se dispuseram a participar da eleição e do projeto. “Hoje daremos posse a vocês, e como nós, vocês estarão representando a cidade. Nós, vereadores padrinhos, estaremos junto com vocês, para acompanhá-los e dar apoio”, declarou.

Dentre os vereadores juniores, Giovana Dias, da escola Estadual Antonio Perches Lordello, foi escolhida para discursar. Giovana falou sobre a grande oportunidade de terem sido escolhidos pelos colegas de escola para representa-los. “Nossos familiares, professores e amigos esperam que cada um de nós conte uma história, uma história que transforme para melhor o futuro de nossa cidade, de nosso país, e transforme a vida das gerações futuras”, observou, e concluiu: “Façamos o que de melhor esperam de nós, alimentemos suas esperanças e quem sabe, com uma atuação justa comprometida com a confiança que recebemos, possamos iniciar uma mudança em nosso país e reforçar os versos de nosso querido Hino Nacional, mostrando ao Brasil que um filho teu não foge à luta  e que o nosso futuro espelha a nossa grandeza”.

O presidente da Câmara, no encerramento da sessão solene, falou sobre o processo legislativo. “Limeira está aqui representada em cada um dos 21 vereadores eleitos em 2016, vocês também representarão a cidade”, declarou, e convidou os juniores a ouvir a população nas ruas, nas escolas e nos bairros para conhecer os anseios da população, assim poderão apresentar ideias à Câmara, que se transformarão em requerimentos.  

Primeira sessão

Após a diplomação, os vereadores juniores ocuparam as cadeiras do plenário para escolher os membros da Mesa Diretora, responsável por organizar os trabalhos durante a sessão. Os interessados em ocupar os cargos discursaram e defenderam a candidatura e em seguida foram realizadas as votações.

Para o cargo de presidente da Mesa Diretora, foi escolhida Maria Carolina, que por coincidência é apadrinhada pelo presidente da Câmara, Zé da Mix. A vice-presidência ficou com Maria Eduarda, apadrinhada por Constância Félix (PDT). Os cargos de primeiro e segundo secretários ficaram com Julia Silveira e Gabriel Lucato, apadrinhados por Mir do Lanche (PR) e Waguinho da Santa Luzia (PPS), respectivamente.

Após a eleição os parlamentares mirins assistiram a vídeos institucionais da Câmara e informaram a data da próxima sessão, a ser realizada no dia 4 de setembro, às 14 horas.

Vereadores Juniores

O programa Câmara de Vereadores Juniores tem a finalidade de possibilitar aos jovens das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático por meio da participação nas atividades do Legislativo limeirense. A Resolução 519/13, que cria o programa, foi proposta de Dr. Júlio Cesar Pereira.

A Comissão Organizadora da Câmara de Vereadores Juniores é composta pelos vereadores Toninho Franco (PR), presidente; Carolina Pontes (PSDB), secretária; Estevão Nogueira (PRB), Helder do Táxi (MDB) e Waguinho da Santa Luzia (PPS)