Na primeira sessão, parlamentares mirins definiram membros da Mesa Diretora
Na tarde desta terça-feira, 14 de agosto, os 21 vereadores juniores eleitos foram diplomados e tomaram posse para um mandato de um ano na Câmara Municipal de Limeira. Na mesma tarde foi realizada a primeira sessão do grupo e definida a Mesa Diretora, que organizará os trabalhos durante a legislatura.
A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, o Zé da Mix (PSD). O vereador Toninho Franco (PR), presidente da comissão organizadora do programa, e Maria Aucélia, presidente do Ceprossom, representando o prefeito municipal, compuseram a Mesa. Os vereadores padrinhos também acompanharam o evento e foram os responsáveis por entregar os diplomas aos apadrinhados.
Toninho Franco agradeceu a todas as escolas e aos alunos que se dispuseram a participar da eleição e do projeto. “Hoje daremos posse a vocês, e como nós, vocês estarão representando a cidade. Nós, vereadores padrinhos, estaremos junto com vocês, para acompanhá-los e dar apoio”, declarou.
Dentre os vereadores juniores, Giovana Dias, da escola Estadual Antonio Perches Lordello, foi escolhida para discursar. Giovana falou sobre a grande oportunidade de terem sido escolhidos pelos colegas de escola para representa-los. “Nossos familiares, professores e amigos esperam que cada um de nós conte uma história, uma história que transforme para melhor o futuro de nossa cidade, de nosso país, e transforme a vida das gerações futuras”, observou, e concluiu: “Façamos o que de melhor esperam de nós, alimentemos suas esperanças e quem sabe, com uma atuação justa comprometida com a confiança que recebemos, possamos iniciar uma mudança em nosso país e reforçar os versos de nosso querido Hino Nacional, mostrando ao Brasil que um filho teu não foge à luta e que o nosso futuro espelha a nossa grandeza”.
O presidente da Câmara, no encerramento da sessão solene, falou sobre o processo legislativo. “Limeira está aqui representada em cada um dos 21 vereadores eleitos em 2016, vocês também representarão a cidade”, declarou, e convidou os juniores a ouvir a população nas ruas, nas escolas e nos bairros para conhecer os anseios da população, assim poderão apresentar ideias à Câmara, que se transformarão em requerimentos.
Primeira sessão
Após a diplomação, os vereadores juniores ocuparam as cadeiras do plenário para escolher os membros da Mesa Diretora, responsável por organizar os trabalhos durante a sessão. Os interessados em ocupar os cargos discursaram e defenderam a candidatura e em seguida foram realizadas as votações.
Para o cargo de presidente da Mesa Diretora, foi escolhida Maria Carolina, que por coincidência é apadrinhada pelo presidente da Câmara, Zé da Mix. A vice-presidência ficou com Maria Eduarda, apadrinhada por Constância Félix (PDT). Os cargos de primeiro e segundo secretários ficaram com Julia Silveira e Gabriel Lucato, apadrinhados por Mir do Lanche (PR) e Waguinho da Santa Luzia (PPS), respectivamente.
Após a eleição os parlamentares mirins assistiram a vídeos institucionais da Câmara e informaram a data da próxima sessão, a ser realizada no dia 4 de setembro, às 14 horas.
Vereadores Juniores
O programa Câmara de Vereadores Juniores tem a finalidade de possibilitar aos jovens das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático por meio da participação nas atividades do Legislativo limeirense. A Resolução 519/13, que cria o programa, foi proposta de Dr. Júlio Cesar Pereira.
A Comissão Organizadora da Câmara de Vereadores Juniores é composta pelos vereadores Toninho Franco (PR), presidente; Carolina Pontes (PSDB), secretária; Estevão Nogueira (PRB), Helder do Táxi (MDB) e Waguinho da Santa Luzia (PPS)