Vereador pediu levantamento, sugeriu mutirão em fevereiro e quer resultado de ações para redução
A fila de espera por consultas com especialistas e a lista de pessoas que aguardam agendamento de exames na rede pública de Limeira motivaram dois novos requerimentos do vereador Dr. Marcelo Rossi lidos na sessão desta segunda-feira, 13 de agosto, da Câmara Municipal. Os documentos foram encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde. “O objetivo é comparar as informações e saber se, desde fevereiro, quando solicitei dados sobre as consultas e exames, as filas diminuíram”, explica Dr. Marcelo.
Na época, o vereador propôs mutirões para aliviar o drama dos pacientes que aguardavam na fila até mesmo por mais de um ano, como foi confirmado pela própria Prefeitura em resposta anterior.
Respondido em abril, o documento revelou um número alarmante: mais de 13 mil pessoas estavam na lista de espera por consulta com especialista. Na época, a informação da Secretaria de Saúde indicava que seriam feitas ações para enfrentar o problema e o déficit de profissionais.
Agora Dr. Marcelo quer saber quantos pedidos de consultas com especialistas ainda estão acumulados e o tempo médio de espera entre a data do protocolo e a realização da consulta. “A espera para a realização de consultas pode custar vidas, uma vez que o diagnóstico precoce de inúmeras doenças e o tratamento dependem da avaliação médica”, reforça.
Da mesma forma, lembra que, em resposta a outro requerimento, a Prefeitura informou em abril que havia 7.954 pedidos de exames acumulados, inclusive de 2017. “Esses e outros dados confirmaram as queixas de munícipes que procuraram meu gabinete e reforçaram a necessidade de medidas para reduzir a fila. O diagnóstico precoce de inúmeras doenças e o tratamento dependem desses resultados e laudos”, finaliza.