• Inicio
  • Notícias
  • Representantes de escolas particulares questionam falta de ampliação de vagas em creches

Representantes de escolas particulares questionam falta de ampliação de vagas em creches

Comissão intermediará novo diálogo com Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 02/08/2018 17:52 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Representantes de escolas particulares questionam falta de ampliação de vagas em creches
Representantes de escolas particulares questionam falta de ampliação de vagas em creches

Uma nova reunião foi agendada entre os representantes de escolas que atendem o bolsa creche em Limeira e a Secretaria Municipal de Educação. O encontro acontece na quarta-feira, 8 de agosto, às 14 horas, será intermediado pelos membros da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Na pauta, será tratada a ausência de ampliação na oferta de vagas para crianças no município. Nesta quinta-feira, 2 de agosto, os gestores das escolas alertaram os vereadores que há mais de 1,6 mil crianças à espera de vagas.

Entre as reivindicações feitas, os representantes das escolas particulares habilitadas ao acolhimento de alunos com bolsa creche informaram que o aumento de 54 vagas previsto para 2018 não foi atendido pela Secretaria. Eles confrontaram a declaração da Prefeitura, afirmando que, ao contrário da ampliação, 10% das vagas já atendidas em cada uma das escolas habilitadas foram remanejadas para novas unidades de ensino, não havendo acréscimo no número total de vagas.

Eles buscam esclarecimentos sobre quando as 54 vagas serão preenchidas. Também argumentaram que o custo por aluno na rede credenciada é inferior às despesas praticadas na rede pública de ensino. Como esboço, foi citado que o investimento da bolsa creche é de R$ 556,36 por criança matriculada, enquanto nas unidades públicas o custo fica em torno de R$ 1,3 mil. Os representantes ressaltam que para integrarem a rede do bolsa creche há uma série de critérios e exigências que são seguidas para garantia de um acolhimento qualificado da demanda.              

Na reunião da Comissão, o presidente, vereador Wagner Barbosa (PSB), explicou que este ano já foram realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Educação, mas este novo diálogo foi deliberado para esclarecimentos, uma vez que existe a denúncia de que o preenchimento não foi executado. Os vereadores do colegiado e os representantes das escolas serão recebidos pelo responsável pela pasta, André Francesco.     

Também fazem parte da Comissão de Educação Clayton Silva (PSC), vice-presidente; Mir do Lanche (PR), secretário; Darci Reis (PSD) e Waguinho da Santa Luzia (PPS), membros.