Mortes na região preocupam população; vereador quer mapeamento de casos suspeitos e confirmados em Limeira
O vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) protocolou nesta quarta-feira, 1 de agosto, requerimento na Câmara Municipal para saber as providências tomadas pela Prefeitura devido à presença de capivaras no Parque Ecológico do Jardim do Lago. “É uma área de lazer frequentada por público infantil a idoso e uma das principais preocupações da população é em relação à febre maculosa”, afirma.
Ele lembra que a doença é infecciosa, febril aguda, de início abrupto e com índice elevado de mortalidade. É causada por uma bactéria (Rickettsiarickettsii) transmitida pela picada do carrapato-estrela. Por isso, pergunta no requerimento quantos animais foram identificados e se há previsão de remoção para outro local.
Também quer saber que tipo de monitoramento está sendo feito e quais outras medidas estão sendo tomadas diante do risco de transmissão de doenças. Dr. Marcelo Rossi ainda solicita o número de casos suspeitos e confirmados da febre maculosa na cidade.
O vereador lembra que a situação registrada em Americana e em outros municípios da região preocupa os limeirenses. “O município vizinho está em estado de alerta e já confirmou nove mortes decorrentes de febre maculosa neste ano”, enfatiza.
Em Limeira, já houve um óbito decorrente da doença. Campinas, Pedreira, Cosmópolis, Paulínia São Pedro, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré também estão na lista das cidades que já tiveram mortes em 2018 provocadas pela doença transmitida pelo carrapato estrela.
*Informações do Gabinete Parlamentar