Lei que assegura prioridade e atendimento preferencial não estaria sendo cumprida
O vereador Helder do Táxi protocolou o Requerimento 480/2018 nessa segunda-feira, 16 de julho, que questiona ao Executivo o cumprimento da Lei 13.466/2017 que garante a prioridade e atendimento preferencial aos idosos em toda rede de atendimento à saúde, conforme o Estatuto do Idoso.
“Recebi em meu gabinete muitos munícipes que relatam que seus pais ou familiares idosos não estão sendo atendidos com prioridade, mesmo possuindo mais de 60 anos ou até mais de 80”, informou o parlamentar.
O documento encaminhado à Prefeitura questiona quantas pessoas, com idade acima de 60 anos, estão em fila de espera para realização de exames e qual o planejamento da Secretária de Saúde para diminuir essas filas. “Há relatos de munícipes que, mesmo procurando a Secretária de Saúde e comprovando idade, receberam informação de que o atendimento preferencial só seria feito para aqueles que o médico prescrevesse, na guia de exame, pedido de urgência”, relatou Helder.
Para o vereador, é de ciência de todos a dificuldade que a Prefeitura tem apresentado em atender as especialidades médicas da rede pública de saúde, até pela falta de profissionais. “No entanto, saber acerca do cumprimento dessa lei é importante para assegurar a prioridade especial aos idosos e fiscalizar a situação”, justificou.
*Informações do Gabinete Parlamentar