Legislativo realizará pesquisa sobre padrão de consumo de drogas em Limeira
O Movimento Limeira Sem Drogas, promovido pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Comissão de Saúde, representada pela vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), foi oficialmente lançado nessa quarta-feira, 20 de junho. A cerimônia coordenada pelo presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), para assinatura do termo de compromisso com a atividade, já no primeiro dia contou com 36 instituições públicas e privadas. Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são signatários. A Câmara realizará estudo sobre padrão de consumo de drogas em Limeira.
A campanha tem como objetivos ampliar do acesso da população às informações e orientações sobre drogas, tornar conhecida a rede de recursos existentes na cidade, além de promover a integração entre atores sociais e instituições que trabalham com o tema, em atividades de prevenção, tratamento e reinserção social.
Autora da Resolução 644, que instituiu a Semana de Conscientização e Prevenção ao uso de Drogas, Dra. Mayra deu início à cerimônia e falou sobre as dependências químicas e as formas de combate ao uso de entorpecentes. “A abordagem ideal coloca ênfase na prevenção e no tratamento e, ao mesmo tempo, defende que o sistema de Justiça possa retirar usuários de drogas não violentos do sistema prisional para o tratamento”, informou.
Estabelecido no termo de adesão ao movimento, as entidades se comprometeram com a criação de mecanismos de mobilização para que empresas e instituições desenvolvam ações de caráter preventivo e educativo sobre drogas.
Facilitar o acesso a informações que possibilitem o estudo sobre padrão de consumo de drogas é outro compromisso estabelecido no termo. A atividade será elaborada pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Consultoria Técnica Especializada, com apoio da Escola Legislativa. Os dados serão apurados ao longo de 12 meses e apresentados em junho do próximo ano.
“Nada adiantaria se não dispuséssemos de pessoas capacitadas inseridas nessa luta, que assumissem um compromisso ético, moral e humanitário para promover um combate coordenado e integrado às drogas e suas consequências”, relatou Dra. Mayra.
O cenário precoce de inserção às drogas ilícitas e lícitas foi evidenciado pela Consultora Técnica do Legislativo, Amanda Marques de Oliveira. No evento, ela apresentou estatísticas de estudantes das redes públicas e privadas que tiveram o primeiro contato com entorpecentes entre os 10 e 12 anos.
Para o prefeito Mario Botion, a prevenção contra as drogas é ainda mais importante que a repressão. “Se não atacarmos o problema em sua essência, as coisas não irão avançar como a sociedade precisa”, disse.
Sobre o problema, Amanda fez considerações sobre os desafios das políticas públicas que, para ela, devem ser voltadas ao município com a participação de todos. “Nenhum problema se resolve com ação pontual. Não vai ser um presidente, prefeito, gestor ou instituição que vai solucionar, mas sim o enfrentamento múltiplo”, relatou.
A cerimônia também contou com a presença dos vereadores Estevão Nogueira (PRB), Waguinho da Santa Luzia (PPS) e Jorge de Freitas (PEN), secretários municipais, entidades civis, militares e escoteiros.