Durante reunião em Campinas com João Cury, vereador ainda solicitou cobertura para quadras
O vereador Wagner Barbosa (PSB) acompanhou nesta segunda-feira, 18 de junho, em Campinas, encontro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com gestores e educadores de 79 municípios da região e solicitou atenção ao secretário João Cury para solucionar demandas envolvendo a construção da escola do Jardim Lagoa Nova, a cobertura de quadras em escolas e o término da instalação da nova sede da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Limeira.
A reunião faz parte de um processo de descentralização da secretaria, que leva a estrutura da Pasta para seus os polos, formados pelas Diretorias de Ensino. Limeira faz parte do Polo 11, que conta com outras nove DREs. Representado a cidade, além do vereador Wagner Barbosa, estiveram presentes a dirigente Regional de Ensino, Isabel Cristina Pivetta Fodra, e o secretário municipal de Educação, André Luiz Francesco.
De acordo com Wagner, todos os pedidos feitos ao secretário João Cury são urgentes. O principal deles é a conclusão das obras da Escola do Jardim Lagoa Nova. A unidade começou a ser construída em junho de 2012, com previsão de entrega em um ano. A empresa vencedora da licitação, no entanto, rompeu o contrato e os trabalhos ficaram paralisados. Foi preciso que o município devolvesse a obra ao Estado para que seja possível a abertura de novo processo licitatório. “Pedimos agilidade para a solução deste problema. Nossos jovens são os maiores prejudicados e precisamos que esta licitação seja aberta o mais rápido possível”, afirmou.
O vereador ainda lembrou que o abandono da escola vem prejudicando também os moradores do entorno, já que o local se tornou ponto de descarte irregular de lixo e entulho, além de abrigar usuários de drogas e criminosos.
Para o vereador, outra situação que merece atenção emergencial do Estado é para o término da implantação da sede da Diretoria Regional de Ensino de Limeira. Em fevereiro, a DRE, depois de uma espera de 42 anos, recebeu sede própria, na Escola Professor Gabriel Pozzi, na Vila Piza, mas ainda faltam adaptações no prédio e a instalação de sistemas de rede.
“Também é importante que nossas escolas estaduais recebem mais quadras cobertas, possibilitando a prática de atividades físicas sem a exposição ao sol forte ou a variações climáticas. Um trabalho que entendemos que deve ser constante até todas as unidades serem atendidas”, declarou Wagner.
Recursos
Durante o encontro, o secretário estadual anunciou um recurso de R$ 45.989,73 para a Escola Professor Antonio de Queiroz, no Jardim Montezuma, e R$ 8.511,58 para a Escola Professor Dorivaldo Damm, no Centro Rural do Bairro Pinhal. Segundo o Centro de Planejamento de Obras da secretaria, será realizada a revisão da cabine primária de energia elétrica da escola Antonio de Queiroz e a perfilagem óptica do poço artesiano da escola Dorivaldo Damm para verificar seu estado.