• Inicio
  • Notícias
  • Campanha de doação de medula óssea é tema de Tribuna Livre

Campanha de doação de medula óssea é tema de Tribuna Livre

Cadastro de doadores será realizado no Senai no sábado (23)

Data de publicação: 19/06/2018 17:58 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Campanha de doação de medula óssea é tema de Tribuna Livre
Campanha de doação de medula óssea é tema de Tribuna Livre

Para convidar a todos a participar da campanha de doação de medula óssea, Erika Cristina Filier ocupou a Tribuna Livre na noite desta segunda-feira, 18 de junho, representando o Lions Clube Limeira Norte, do qual é membra, e as instituições Senai, OAB de Limeira, Léo Clube, Estúdio Fotográfico Bem-me-quer, Cirurgiões da Alegria e o Hemocentro de Campinas.

A campanha realizada pelo Lions Clube realizará o cadastro de doadores no sábado, 23 de junho, das 10 às 14 horas, na sede do Senai, localizada na Praça Professor Antônio de Queiroz, 72, Jardim Mercedes. Cada pessoa poderá doar cinco mililitros de sangue, para que o Hemocentro da Unicamp realize testes de laboratório que identificarão todas as características genéticas do doador.

Este ano, o hemocentro deu a missão de cadastrar 500 doadores, 150 a mais do que no ano passado. “Em 2017, chegamos ao número indicado, então, novamente, venho desafiá-los a conscientizar amigos e familiares a se cadastrarem para a doação nessa campanha que é tão importante”, relatou Erika. “No caso de algumas doenças, como a aplasia, apenas o transplante pode salvar vida”, completou.

De acordo com a oradora, a chance de se encontrar um doador compatível com o paciente, em média, é de um para cada 100 mil. “Por isso, solicitamos o apoio de todas as entidades envolvidas e dos presentes na Casa para termos êxito em cadastrar 500 pessoas”, explicou Erika.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o procedimento de doação leva em torno de 90 minutos e a medula óssea do doador se recompõe em cerca de 15 dias. Para doar, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde e não possuir doença incapacitante ou infecciosa.