Projeto tem o intuito de criar grupo de discussões permanentes e troca de experiências entre legislativos
O Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara Municipal de Limeira participou, no dia de 24 de maio, do encontro de lançamento do projeto Observatório de Arquivos Municipais, convidado pelo APESP (Arquivo Público do Estado de São Paulo).
O Observatório é uma proposta do Centro de Assistência aos Municípios (CAM), órgão ligado ao Saesp (Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo), com o intuito de criar um grupo permanente de discussões e troca de experiências entre participantes. A primeira reunião aconteceu na Câmara de Barueri e contou com a presença de representantes dos Poderes Legislativos de Araraquara, Campinas, Limeira, Piracicaba, São Bernardo do Campo e São Paulo.
“O projeto estimula o desenvolvimento coletivo de metodologias e ferramentas referentes à implementação de políticas públicas, desenvolve programas de capacitação aos servidores envolvidos e fomenta o desenvolvimento de referências regionais na área”, explicou Giane Boscolo, chefe do Departamento de Registro da Câmara de Limeira.
Segundo Giane, a relação de cooperação com o CAM, a organização consolidada, os servidores capacitados e o potencial para tornar-se referência regional na implementação de políticas públicas de gestão documental e acesso à informação foram os critérios de escolha para convite às câmaras participantes.
No evento, Giane Boscolo e Bruna Cardoso, assistente administrativa, representaram Limeira. Está prevista a realização de outras duas reuniões ordinárias e duas oficinas de capacitação até o final deste ano.