• Inicio
  • Notícias
  • Lemão da Jeová Rafá homenageia mestre Jairo Figueiredo

Lemão da Jeová Rafá homenageia mestre Jairo Figueiredo

Moção de aplauso foi aprovada na sessão de quarta-feira, 2 de maio

Data de publicação: 04/05/2018 14:41 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Lemão da Jeová Rafá homenageia mestre Jairo Figueiredo
Lemão da Jeová Rafá homenageia mestre Jairo Figueiredo

O vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC) homenageou o professor Mestre Jairo Figueiredo, fundador da Associação Cultural Chiu Jin, criada em 1985 por meio da Moção de Aplauso 56/2018, aprovada em Plenário nesta quarta-feira, 2 de maio.

Nascido em 1963, Jairo, incentivado pelo irmão, começou a praticar judô em 1977. Em 1978, conheceu um praticante que montou um grupo de kung fu na cidade e começou a treinar a arte marcial Chinesa. Insatisfeito com os conteúdos apresentados e acreditando ser necessário um verdadeiro mestre para ensiná-lo, foi até São Paulo em busca de aprofundamento, ainda na década de 80. Conheceu o grão-mestre Chan Kowk Wai, tornando-se aluno dele. Em 1985, com a autorização do mestre, Jairo começou a ensinar kung fu em Limeira.

Atual presidente da Associação Cultural Chiu Jin, membro da Associação Cultural Brasil China Limeira, presidente do Conselho Municipal de Esportes e diretor técnico geral da Federação Paulista de Kung Fu (FPKF), Jairo contribuiu para a realização de diversos eventos e campeonatos de kung fu na cidade. Entre eles, a seletiva paulista, em 31 de março deste ano, evento oficial da FPKF e classificatório para o Campeonato Paulista 2018, com o apoio da Prefeitura de Limeira, Nosso Clube e Associação Cultural Brasil-China, reunindo mais de 400 atletas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

A Associação Cultural Chiu Jin participou com um total de 19 atletas, incluindo dois projetos sociais, e conquistou a classificação de 12 atletas para o Campeonato Paulista, que acontecerá no mês de julho em Paulínia. Na seletiva, que teve como sede a cidade de Limeira, foram conquistadas três medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze.

*Informações do Gabinete Parlamentar