Evento está programado para o dia 18 de abril (quarta-feira) no Plenário
A Comissão de Assuntos Relevantes para estudos do horário de funcionamento da atividade empresarial se reuniu, nesta sexta-feira, 13 de abril, com representantes de entidades sindicais para debater o tema.
Estiveram presentes os vereadores Wagner Barbosa (PSB), Sidney Pascotto (PSC), Toninho Franco (PR), Jorge de Freitas (PEN), Waguinho da Santa Luzia (PPS), Clayton Silva (PSC) e Constância Félix (PDT). O encontro contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall.
Segundo o presidente da Comissão, vereador Wagner Barbosa (PSB), o objetivo da reunião é esclarecer os setores envolvidos - patronais e trabalhistas - sobre a proposta. "Nosso objetivo não é favorecer ninguém, mas apenas melhorar o comércio", disse.
O parlamentar é autor do Projeto de Lei 257/2017, que regulamenta o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Limeira. Pela proposta, os comerciantes podem abrir suas lojas de segunda-feira a sábado das 6h às 22h e aos domingos das 8h às 22h. De acordo com o texto, adesão será opcional, e caberá aos sindicatos a fiscalização das leis trabalhistas.
O PL já foi aprovado em todas as comissões e está pronto para ser votado em Plenário. "A lei não é para explorar ninguém, mas para contribuir com o desenvolvimento da cidade", explicou.
Após as discussões, os vereadores decidiram agendar um seminário para debater melhor a proposta e as esclarecer dúvidas dos representantes sindicais. O novo encontro será no dia 18 de abril (quarta-feira) no Plenário da Câmara. Além dos sindicalistas, estão convidados para participar empresários, trabalhadores, vereadores e a população em geral. Segundo Wagner, este será o último debate antes de o projeto ir à votação.
A Comissão de Assuntos Relevantes é integrada pelos vereadores Wagner Barbosa (PSB), presidente; Sidney Pascotto (PSC), vice-presidente; Toninho Franco (PR), relator; Jorge de Freitas (PEN), secretário; e Waguinho da Santa Luzia (PPS), membro.