Prêmio Zilda Arns será criado para condecorar profissionais da assistência social
Três projetos de homenagens foram aprovados pelos vereadores durante sessão ordinária dessa segunda-feira, 26 de março. Em reconhecimento ao profissional da área da assistência social, será criado o Prêmio Zilda Arns. Também serão renomeadas as ruas Projetada 07, do Residencial San Martino para Laudo de Almeida, e a rua Projetada 27, do Jardim Marajoara para Antonia de Gaspari Pecin.
Prêmio Zilda Arns
Por meio do Projeto de Resolução Nº 6/2018, do vereador Toninho Franco (PR), fica instituída a criação do Prêmio Zilda Arns com entrega de diploma em reconhecimento ao profissional da área da assistência social como destaque do ano dentro de suas atividades.
A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930 e foi regulamentada em 1962. De caráter sociopolítico, crítico e interventivo, utiliza de instrumento cientifico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da questão social. É uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético-político.
“Com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, atuam nas relações entre os seres humanos no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços” disse o vereador Toninho justificando a iniciativa.
Laudo de Almeida
O Projeto de Lei Nº 56/2017, proposto pelo vereador Wagner Barbosa (PSB), dá nome de Laudo de Andrade na rua Projetada 07 do Residencial San Martino. Segundo o parlamentar, Laudo faleceu em janeiro de 2015, deixando seu legado e impactando milhares de pessoas através de seu exemplo, principalmente de fé e amor cristão.
Fundador do Lar Evangélico na cidade, hoje conhecido como Núcleo de Valorização Humana “Nova Vida”, foi pastor das igrejas Presbiterianas Fundamentalistas, trabalhou em diversas agências missionárias e concluiu seu ministério servindo na igreja Presbiteriana.
Antonia Pecin
O Projeto de Lei Nº 303/2017, proposto pelo vereador Darci Reis (PSD), dá nome de Antonia de Gaspari Pecin à rua Projetada 27 do Jardim Marajoara. Segundo o parlamentar, Antonia faleceu em fevereiro de 2000 deixando filhos, netos e bisnetos.
Filha de imigrantes italianos que se instalaram no bairro Tatu, cresceu ajudando seus pais no cultivo da laranja, sendo o seu pai pioneiro do cultivo na cidade. Entre os muitos sobrinhos, Antonia foi tia do padre Arlindo de Gaspare e também do ex-vereador Antonio de Gaspari.