• Inicio
  • Notícias
  • Vereador Clayton Silva apresenta moção pela implementação do voto impresso

Vereador Clayton Silva apresenta moção pela implementação do voto impresso

Apelo é para que 100% das urnas façam impressão do voto já neste pleito

Data de publicação: 23/03/2018 13:04 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador Clayton Silva apresenta moção pela implementação do voto impresso
Vereador Clayton Silva apresenta moção pela implementação do voto impresso

O vereador Clayton Silva (PSC) protocolou nesta quinta-feira, 22 de março, moção de apelo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que a implantação do voto impresso na próxima eleição seja respeitada e aplicada em todas as sessões eleitorais do país.

Em sua moção, o vereador justifica que a impressão dos votos permitirá que os eleitores saibam se seus votos estão sendo de fato respeitados e computados, além de permitem uma forma de verificação não eletrônica do voto.

Além disso, Clayton Silva citou que diversos testes feitos por peritos em Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) comprovaram que o software do TSE é inseguro e o sistema de urnas eletrônicas brasileiro é atrasado e não permite a verificação dos votos.

“A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais já analisou as urnas eletrônicas e concluiu que a impressão do voto é necessária para aprimorar a segurança e o sistema de auditoria do processo eleitoral”, observou o vereador.

Ainda em sua justificativa, Clayton aponta que uma resolução do TSE determinou que a mudança em 100% das urnas deve ser gradual até 2028, ou seja, somente daqui dez anos teremos todas as sessões realizando a impressão dos votos, e que as 30 mil impressoras que serão acopladas às urnas nas eleições de 2018 representam pouco mais de 5% do total de urnas no país.

“Dificuldades pontuais, de cunho operacional, não justificam o abandono da implementação total do sistema”, explica o vereador, que completa: “a lei deve ser respeitada e todas as sessões eleitorais precisam realizar a impressão dos votos.”

A moção será lida e votada em plenário nas próximas sessões, se aprovada, deve ser encaminhada ao TSE como posicionamento formal da Câmara Municipal.

*Informações do Gabinete Parlamentar