Exposição, declamações de poesias e música marcam abertura do evento
Enaltecer a literatura, esse foi o tema na Câmara Municipal de Limeira nesta terça-feira, 20 de março, com a abertura da 3ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca.
A semana foi instituída pela Resolução 627/2015, de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito Dr. Júlio Cesar Pereira e é organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino, Academia Limeirense de Letras e Sociedade Limeirense Literária.
Dentre os principais eventos da noite de abertura, a exposição sobre Cecília Quadros foi o ponto forte. Fotos e poesias contaram a história da professora e escritora. A acessibilidade também fez a diferença nessa mostra com textos de Cecília traduzidos para o Braile por Zenaide Elias, membro da Academia Limeirense de Letras e da Sociedade Literária Limeirense.
Para falar sobre a homenageada, Maria Salete Ometto Quadros, vereadora da 3ª idade na Câmara e sobrinha da poeta, fez um discurso emocionado, contando passagens da vida de Cecília, desde o nascimento, da vida profissional, da homenagem com o Título de Cidadã Emérita que recebeu, até os últimos dias de vida de Cecília. Maria Salete finalizou o discurso com lágrimas nos olhos e voz embargada dizendo: “Ela foi um diamante lapidado que nos deixou”.
A noite também foi marcada pela poesia, com declamações de alunos da escola estadual Gustavo Piccinini e com a participação de Iasmim Pereira, da escola E.E. Gabriel Pozzi, que interpretou o poema “Várias Faces”, de autoria própria. Para encerrar a noite, teve apresentação do Coral de Vozes do Tatuibi sob a regência do maestro Rosivaldo Mena Peres.
Além das apresentações, a Escola Legislativa fez o lançamento do projeto “Janelas para Leitura”, que pretende estimular a leitura entre toda a população limeirense por meio de trocas e empréstimos de livros.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Dr. Júlio Cesar Pereira, o secretário de Cultura José Farid Zaine; Heloisa Rossi, presidente da Academia Limeirense de Letras; Priscila Celestino, presidente da Sociedade Literária Limeirense e o secretário de Segurança Pública Francisco Alves da Silva.
Janelas para Leitura
O novo projeto da Câmara Municipal de Limeira pretende estimular a leitura entre toda população da cidade por meio de trocas e empréstimos de livros. Para tanto, a Escola Legislativa tem recebido doações dos próprios funcionários, todo esse material está disponível em um armário, que foi estilizado para a campanha e ficará permanentemente na entrada do prédio da Câmara, ao lado da recepção.
No acervo, há livros de diversos tipos como, por exemplo, literatura, literatura infantil, autoajuda, religião, gibis, didáticos e de língua portuguesa. Para participar do projeto, basta se identificar na Recepção e escolher o livro de sua preferência, após a leitura é recomendável devolvê-lo. Também é possível fazer troca de livros ou doações. A Câmara fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália.