Objetivo é eliminar ao máximo o uso de papel, informatizando todos os processos do Legislativo
Para cumprir uma das metas estabelecidas pela administração para o ano de 2018, a Câmara deu início nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, ao projeto “Papel Zero”. O objetivo principal é buscar ações mais sustentáveis no Legislativo, informatizando todos os processos que hoje tramitam por meio físico e eliminando ao máximo o uso de papel.
A implantação acontecerá aos poucos. Nessa primeira fase estão sendo informatizadas as respostas do Executivo para requerimentos e indicações feitas pelos vereadores. As respostas a esses documentos já estão disponíveis, tanto para os parlamentares como para toda a população, por meio digital.
Só no ano de 2017 foram protocoladas 3.542 indicações e 1.144 requerimentos. É por esses documentos que os vereadores propõem ações que julgam necessárias para a cidade, como limpeza de praças, sinalizações de trânsito e realizações de obras, por exemplo, ou fiscalizam as ações do Executivo, fazendo questionamentos.
Todos esses documentos precisam ser respondidos pela prefeitura, quando a resposta chega, é encaminhada ao vereador. Antes, essas respostas eram impressas em papel para depois serem enviadas aos gabinetes dos parlamentares, agora, com a informatização do processo, essa impressão não será mais necessária, economizando papel e ajudando a preservar o meio ambiente.
Para consultar as proposituras apresentadas no Legislativo basta acessar o site da Câmara, no ícone “Processos legislativos”, ou no link consulta.limeira.sp.leg.br/index/79/8. As respostas aos requerimentos e indicações estarão anexadas aos documentos que forem consultados.