Perícia técnica é realizada por equipe da Ares-PCJ
A Comissão em apoio e defesa dos consumidores e usuários da BRK Ambiental acompanhou, nesta terça-feira, 12 de dezembro, o trabalho de vistoria realizado pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) em residência no centro de Limeira. O imóvel é um dos seis que serão alvo de perícia técnica para identificação das possíveis causas de variação de consumo de água.
No local visitado, foi feito um estudo prévio do histórico de consumo, que mostrou uma diferença de 1 m³ a 45 m³, entre fevereiro e outubro deste ano, tendo os meses de março, abril, agosto e setembro com picos superiores a 14 metros cúbicos. A equipe da Ares-PCJ realizou entrevista com o proprietário do imóvel e levou um técnico para inspeção de vazamento na rede interna. Os dados levantados serão apresentados somente em relatório com a análise conclusiva, após a execução de vistoria em todos os seis imóveis indicados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para averiguação.
O trabalho da Ares-PCJ é feito após reunião entre a Comissão e o Saae, em 22 de novembro, quando ficou definido o apontamento de áreas da cidade para a realização de perícia técnica. Ao menos um imóvel em cada um dos seis bairros deverá receber a visita da equipe de fiscalização da agência reguladora. Além do Centro, constam na lista localidades como Parque das Nações, Jardim Vista Alegre e Parque Egisto Ragazzo. Acompanharam a vistoria os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PPS), Marco Xavier (PSB) e Helder do Taxi (PMDB).
Reunião
Nesta terça-feira, os membros da Comissão também se reuniram na Câmara e deliberaram sobre os rumos de atuação do colegiado. O prazo para elaboração do relatório se encerra em 12 de fevereiro, após recesso parlamentar que regimentalmente ocorre entre 23 de dezembro e 1° de fevereiro. Nesse período ficam interrompidas todas as atividades legislativas. “Os trabalhos da Comissão serão retomados após o recesso, e nesse período aguardaremos o envio de relatórios da BRK e da Ares-PCJ, que serão necessários para a elaboração do relatório final”, ressaltou o presidente do colegiado, Waguinho da Santa Luzia (PPS).
Além das informações sobre a perícia técnica realizada pela agência reguladoras em alguns imóveis, os vereadores enviarão à concessionária BRK Ambiental os dados das 72 novas contas de água coletadas em ação no último sábado, 9 de dezembro, para que sejam apresentadas pela empresa as devidas justificativas à cada um dos casos apurados pelos parlamentares. Também fazem parte da Comissão os vereadores Lu Bogo (PR), secretária; e Jorge de Freitas (PEN), membro.