Vereadora protocolou requerimento solicitando informações da Prefeitura
A prevenção do câncer do intestino grosso, chamado também de câncer de cólon e de reto ou câncer colorretal, motivou a vereadora Erika Tank (PR) a apresentar o Requerimento 1070/2017. O documento foi protocolado na segunda-feira, 13 de novembro, na Câmara, e questiona a Prefeitura sobre campanhas e mutirões de exames a serem realizadas em Limeira.
“Quando nos deparamos com dados, constatamos que esse tipo de câncer tem a terceira maior incidência entre homens e a segunda entre as mulheres, atingindo em sua maioria pessoas entre 50 e 75 anos”, enfatiza a parlamentar.
Caso não haja a previsão de campanhas e mutirões, a vereadora indaga sobre a possibilidade de serem realizados pela administração pública, uma vez que esse câncer é passível de prevenção e é preciso também conscientizar aqueles que tenha algum parente que teve a doença para que também procure um médico para fazer o exame preventivo.
“Um simples exame como a colonoscopia e o acesso da população às informações corretas são ideais para diminuirmos o número de casos e evitar que mais pessoas sofram e até morram em razão dessa doença”, finaliza Erika. O documento ainda será apreciado em Plenário para depois ser encaminhado à Prefeitura.
*Informações do Gabinete Parlamentar