Explanação foi feita pela coordenadora do CCZ, Pedrina Costa
Prevenção contra escorpiões. Esse foi o tema de uma palestra realizada nesta sexta-feira, 10 de novembro, para servidores e vereadores da Câmara Municipal e ministrada pela coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Pedrina Aparecida Rodrigues Costa. A apresentação ocorreu no Plenário do Legislativo.
Foram passados os hábitos e locais dos escorpiões, além de dados e procedimentos para quando acontece a picada do animal. Segundo Pedrina, é preciso se atentar aos locais escuros, como buracos, fendas, entre tijolos e pisos, e no meio de entulhos. “Cerca de 70% dos casos de acidentes ocorrem na área urbana”, disse.
As épocas de calor e chuva intensos são as mais propícias para o aparecimento do escorpião. A coordenadora reforça que, quando há a picada do animal, o procedimento correto é limpar o local com água e sabão e levar a pessoa imediatamente para a Santa Casa de Limeira, que possui o soro antiescorpiônico.
A coordenadora também reforçou a importância da notificação dos acidentes, já que isso permite que a equipe do CCZ trabalhe naquela região para prevenir novos acidentes.