• Inicio
  • Notícias
  • Comissão se reúne com agência reguladora dos serviços de saneamento

Comissão se reúne com agência reguladora dos serviços de saneamento

Em reunião com vereadores, Ares-PCJ se propôs a realizar análise de variação do consumo de água em Limeira

Data de publicação: 09/11/2017 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão se reúne com agência reguladora dos serviços de saneamento
Comissão se reúne com agência reguladora dos serviços de saneamento

Buscar esclarecimentos técnicos para a variação do consumo na conta de água denunciada por munícipes de Limeira. Foi com esse objetivo que os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PPS), Marco Xavier (PSB) e Helder do Taxi (PMDB) estiveram na cidade de Americana para dialogar com representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), nesta quinta-feira, 9 de novembro. A diretoria executiva da agência se colocou à disposição do Legislativo para fiscalizar o serviço de abastecimento em áreas onde houve reclamação de aumento atípico do consumo de água. 

Os membros da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara apresentaram a demanda de clientes da concessionária BRK Ambiental que apontam consumo acima da média histórica. São 120 contas, das quais 40 enquadram-se em consumo atípico, conforme já apontado pela BRK. Para esclarecimentos sobre as demandas dos munícipes, os vereadores entregaram um ofício à agência reguladora, solicitando que sejam adotadas medidas judiciais e/ou administrativas para apuração da existência de falhas na prestação de serviço pela BRK.

A diretoria da ARES informou já ter conhecimento da situação, por meio de manifestações feitas na imprensa. Um relatório foi entregue aos parlamentares com uma avaliação prévia dos casos denunciados oficialmente em Limeira. “Fizemos contato com a área técnica e comercial da concessionária BRK Ambiental para pedir esclarecimentos”, aponta o documento, que detalha o quantitativo de reclamações notificadas pela concessionária nos últimos 12 meses, até setembro deste ano.

Foram 5.074 no total, entre atendimentos feitos no 0800 e presencialmente. Todas relativas ao valor da conta. O mês com maior pico foi março deste ano, com 760 reclamações. Nos demais, há uma oscilação entre 328 e 597. O relatório acrescenta que “o acompanhamento das solicitações que chegaram à Ares-PCJ por meio dos usuários, portanto, não permite verificar qualquer anormalidade na prestação dos serviços”.

Ao final da reunião, os vereadores informaram que até a próxima semana serão encaminhados dados sobre a localização de onde foi denunciada a variação do consumo de água. O objetivo da Ares é agendar a visita de analistas para verificação em campo se há alguma anormalidade no serviço prestado pela BRK Ambiental.

Os parlamentares foram recebidos pelo diretor geral, Dalto Favero Brochi, analista de fiscalização, Ludimila Turetta, o diretor Técnico-Operacional, Carlos Roberto Gravina, e o ouvidor, Iuri Domarco Botão.   A comissão é formada por cinco membros - Waguinho da Santa Luzia (PPS), presidente; Helder do Táxi (PMDB), vice-presidente; Marco Xavier (PSB), relator; Lu Bogo (PR), secretária; e Jorge de Freitas (PEN), membro.