• Inicio
  • Notícias
  • Comissão que investiga variação de consumo de água visitará agência reguladora

Comissão que investiga variação de consumo de água visitará agência reguladora

Vereadores também se reunirão com Ministério Público

Data de publicação: 07/11/2017 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Comissão que investiga variação de consumo de água visitará agência reguladora
Comissão que investiga variação de consumo de água visitará agência reguladora

Novas deliberações foram adotadas pela Comissão de Assuntos Relevantes em apoio e defesa dos Munícipes – Consumidores e Usuários – da Concessionária BRK Ambiental, em reunião de trabalho nesta terça-feira, 7 de novembro. Os vereadores farão uma visita à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), na cidade de Americana, na quinta-feira, 9 de novembro, às 9 horas. A entidade é responsável por regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados. Uma reunião com a Promotoria de Justiça de Limeira também será agendada pelo colegiado.

Os parlamentares abriram o estudo desta semana avaliando os dados fornecidos pela concessionária BRK Ambiental, durante audiência realizada no dia 1º deste mês. Em relatório, a empresa apontou a justificativa para as denúncias de consumidores encaminhadas pelo Legislativo. Foram cerca de 120 contas analisadas. Deste total, 61 apresentaram variação de consumo acima da média, sendo que 40 enquadram-se em “consumo atípico”, segundo a BRK.

Diante das informações, os parlamentares defenderam a necessidade de obter um maior detalhamento e cuidado técnico para que as demandas dos consumidores sejam esclarecidas e solucionadas. Entre os contrapontos levantados pelos vereadores está a eficácia ou não da sugestão de substituição de hidrômetro feita pela concessionária. O relator da Comissão, vereador Marco Xavier (PSB), disse que a troca de equipamento é uma “questão muito vaga” e que possivelmente não responde às denúncias, uma vez que no relatório apenas cinco casos de aumento de consumo foram motivados pela instalação de novo medidor de água.

Em audiência pública, o diretor da BRK, Tadeu Ramos, sugeriu que os relógios com variação de consumo sejam periciados em laboratório certificado pelo Inmetro. O presidente da Comissão, vereador Waguinho da Santa Luzia (PPS), enfatizou que o objetivo do colegiado é ouvir todos os envolvidos e levantar dados para elaboração do relatório final, antes de propor medidas efetivas que ajudem a resolver a questão.

Deliberações

Além de se reunir com representantes da Ares-PCJ, os membros da Comissão deliberaram a elaboração de ofício com o envio de novas perguntas à BRK. Os vereadores solicitam a entrega de informações técnicas, mediante relatório pela Concessionária BRK, sobre os valores da macromedição e a confrontação com o somatório das micromedições nas regiões objeto das reclamações, referentes ao período de 2017.

O colegiado também pretende obter um levantamento e cruzamento de dados correlacionando serviços de manutenção/correção na rede pública de abastecimento e a respectiva proximidade e possível influência nos imóveis objeto dos registros de “consumo anormal” levando em consideração a média histórica de consumo dos equipamentos.

Também será expedido ofício para 4º Promotoria de Justiça de Limeira, para apresentação das informações apuradas até o momento pelo colegiado. A comissão é formada por cinco membros - Waguinho da Santa Luzia (PPS), Helder do Táxi (PMDB), vice-presidente; Marco Xavier (PSB), relator; Lu Bogo (PR), secretária; e Jorge de Freitas (PEN), membro.