• Inicio
  • Notícias
  • Plenário da Câmara sedia 2ª Conferência Municipal Antidrogas

Plenário da Câmara sedia 2ª Conferência Municipal Antidrogas

Objetivo foi discutir políticas públicas para prevenção e enfrentamento às drogas

Data de publicação: 26/04/2017 14:41 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadores, autoridades e população lotaram o Plenário da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, para participar da 2ª Conferência Municipal de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Drogas. A realização é do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). A intenção é fortalecer as políticas públicas de combate às drogas, além de buscar o diálogo entre autoridades, gestores públicos e sociedade civil.

Representando o Legislativo, os vereadores Dra. Mayra Costa (PPS), Erika Tank (PR), Carolina Pontes (PSDB), Waguinho da Santa Luzia (PPS) e Nilton Santos (PRB) participaram do evento. Além dos parlamentares, o prefeito Mário Botion (PSD) e secretários municipais também estiveram presentes.

A vereadora Dra. Mayra compôs a mesa do fórum e agradeceu a participação do Poder Executivo. “São duas faces principais dessa conferência: a prevenção e a conscientização”, disse. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Dra. Mayra afirmou que o trabalho de prevenir deve começar nas escolas com crianças e adolescentes e a conscientização deve ser feita com toda a sociedade. “Ainda existe muito preconceito, e é preciso trabalhar para mostrar à população como lidar com essas pessoas.”

Após a abertura, o conselheiro Tony Almeida apresentou o conselho para quem acompanhou a conferência. O Comad foi criado por meio da Lei 5.392/2014 com o objetivo de discutir e promover ações de combate às drogas. “O conselho é deliberativo, consultivo e propositivo”, explicou. Essa última frente é a que propõe ações ao Executivo.

Para falar sobre o enfretamento desse desafio, a psicóloga da Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas da Prefeitura de Campinas, Josiane Lourenço, palestrou durante o fórum. Ela falou sobre as políticas públicas nacionais e internacionais no combate às drogas, como a Declaração Política e Plano de Ação sobre Cooperação Internacional para uma Estratégia Balanceada e Integrada para conter o Problema das Drogas no Mundo, de 2009, da Organização das Nações Unidas (ONU).

No entanto, a especialista ressaltou que a principal ação para auxiliar nesse desafio é o ser humano e seu papel no conselho. “Acolha, seja humano. É um esforço maior em prol da sociedade, vamos nos esforçar e participar ativamente”, falou. “Sejam a transformação que vocês querem, façam acontecer. Busquem mudanças, motivem-se, sejam atuantes.”

Após a palestra de Josiane, os participantes do fórum tiveram uma tarefa: debater diretrizes gerais para a prevenção e o enfrentamento às drogas. “Que desafios você identifica e como pode contribuir para vencê-los?”, essa foi a pergunta que norteou a discussão dos grupos.

A parte final do evento foi marcada pela eleição dos novos conselheiros do Comad, representando as associações de moradores; Diretoria Regional de Ensino; Polícia Militar; comunidades terapêuticas; grupos de apoio a dependentes químicos; instituições de ensino; conselhos e associações de pais e mestres; Conselho Tutelar e movimentos sociais.

O juiz Luiz Augusto Barrichello também participou do evento e tratou do enfrentamento e dos desafios do combate às drogas no Poder Judiciário.