• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde visita CSFs do Parque Hipólito 1 e do Lopes

Comissão de Saúde visita CSFs do Parque Hipólito 1 e do Lopes

Vereadores examinaram condições de atendimento e de infraestrutura das duas unidades

Data de publicação: 13/03/2017 16:53 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores integrantes da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo fizeram visitas aos Centro de Saúde da Família do Parque Hipólito 1 e do Lopes, na tarde desta sexta-feira, 10, com o objetivo de conhecer as condições de atendimento e de infraestrutura. Além do presidente da Comissão, Dr. Rafael Camargo (PMDB), participaram os vereadores Lu Bogo (PR) e Marco Xavier (PSB). Também estiveram presentes na diligência os vereadores Helder do Táxi (PMDB), Estevão Nogueira (PRB) e Constância Félix (PDT), que não integram a comissão.

No CSF do Parque Hipólito, durante cerca de duas horas os parlamentares conversaram com os servidores para conhecer as dificuldades, bem como examinaram as instalações e os equipamentos do centro. A unidade é dividida em duas alas, uma de pronto-atendimento, cuja administração é compartilhada entre o Hospital Humanitária e a Prefeitura, e outra de atendimento básico.

Em geral, os vereadores constataram que a unidade sofre com a falta de refrigeração e ventilação. Na recepção, os vereadores encontram o teto com sinais de infiltração de água.

Outro problema encontrado pelos vereadores foram equipamentos enferrujados, entre eles os seguradores do banheiro masculino e as camas das salas de emergência e de observação, além das janelas.

Segundo o vereador Dr. Rafael, apenas um dos dois desfibriladores encontrados na sala de emergência estava em funcionamento - o que pode prejudicar a assistência médica. "A gente não pode perder paciente por problema de infraestrutura", disse. Segundo ele, o aparelho de eletrocardiograma também não é ideal para pronto socorro. “O kit para curativo também estava com falta de material”, verificou o parlamentar.

Os vereadores ainda questionaram como é feito o descarte de material hospitalar, já que a sala de expurgo não está em funcionamento. A comissão definiu que vai buscar mais informações junto à Secretaria da Saúde sobre a empresa responsável pela coleta desse tipo de resíduo.

A farmácia do CSF é ocupada por dois servidores, sendo um farmacêutico e um auxiliar de farmácia. A comissão constatou que a dispensação de medicamentos não tem estoque suficiente de remédios, além do condicionamento não ser adequado.

Outro problema encontrado, segundo os parlamentares, foi a sala dos agentes comunitários de saúde - de tamanho insuficiente para abrigar os oito profissionais. Ademais, os servidores não contam com computador para lançar as informações dos atendimentos familiares. Os oito agentes atendem cerca de 1.500 famílias do Parque Hipólito.

 

Lopes

Já no final da tarde os vereadores visitaram o Centro de Saúde da Família Lopes, localizado na área rural de Limeira, e encontraram a situação da farmácia em boas condições, apesar de não conter 90% dos medicamentos prescritos. Segundo o vereador Dr. Rafael, "a farmácia é bem organizada, disposta em balcão, em um ambiente controlado". Para ele, a situação é melhor que a encontrada no CSF do Parque Hipólito 1.

No CSF do Lopes, os vereadores encontraram um consultório amplo e bem distribuído, com equipamentos básicos necessários.

Devido ao horário de atendimento diferenciado do CSF Lopes, até ás 16 horas, a comissão não pôde concluir a inspeção. Mas a comissão pretende fazer outra visita no local, do mesmo modo que vai continuar as vistorias em outras unidades básicas de saúde.