Requerimento questiona a possibilidade de ampliação e garantia dos direitos de idosos e deficientes
A disputa cada vez mais acirrada por vagas de estacionamento nas vias públicas motivou o pedido de mapeamento das vagas no Centro de Limeira feito pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD). Em requerimento protocolado nesta quinta-feira, 2, na Câmara Municipal, o parlamentar pede à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana o número de vagas por tipo de veículo, além de informações detalhadas da frota.
O vereador também quer saber se a pasta tem algum projeto para aumentar o número de vagas ou remanejar as existentes. Dr. Marcelo ainda indaga se as quantidades de vagas destinadas aos idosos e aos portadores de deficiência contemplam os índices de vagas especiais previstos em lei – 5% e 2% do total, respectivamente.
Os questionamentos foram elaborados a partir de uma demanda que chegou ao seu gabinete. Uma munícipe procurou o vereador e pediu que questionasse a Prefeitura sobre a possibilidade de criação de vagas de motos. “Reconheço essa demanda, porém o pedido não pode ser tratado de maneira isolada e sem o devido respaldo técnico da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana”, declara o vereador.
Ele pondera que é preciso considerar nesta discussão que as ruas de Limeira não foram projetadas para o número de veículos que dobrou nos últimos dez anos e o incentivo ao transporte coletivo precisa ser fomentado. “Considerando que a frota da cidade é crescente, é importante ponderar que os estudos devem ser pautados na necessidade de ofertar vagas aos motoristas, mas equilibrando outra demanda: condições de tráfego seguras, evitando pontos de lentidão principalmente em horário de pico”, enfatiza.
O parlamentar observa que há trechos visivelmente saturados tanto no aspecto do fluxo quanto no número de vagas. “Mas é necessário o estudo técnico para a tomada de providências”, finaliza. O requerimento também aborda eventuais incentivos para estacionamentos privados.
Com informações do gabinete parlamentar