• Inicio
  • Notícias
  • Questões sobre cemitérios municipais são abordadas em requerimentos

Questões sobre cemitérios municipais são abordadas em requerimentos

Vereadora Erika Tank pede respostas do Poder Executivo

Data de publicação: 03/03/2017 10:01 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Uma série de requerimentos da vereadora Erika Tank (PR) questiona a Prefeitura de Limeira sobre os cemitérios municipais. Uma das solicitações da parlamentar é sobre a disponibilização de novas cadeiras de rodas aos que frequentam os cemitérios, uma vez que os equipamentos disponíveis, segundo Erika, estão em precário estado de conservação. “É comum presenciarmos momentos de forte emoção, o que faz necessário o uso dessas cadeiras, seja para o atendimento de idosos, crianças ou pessoas com deficiência”, afirma.

Por conta da preocupação recorrente com a presença do mosquito Aedes Aegypti nos cemitérios, a parlamentar também solicita que seja disponibilizada caixas ou tanques com areia para uso em todos os tipos de recipientes (vasos, floreiras e similares), visando evitar o acúmulo de água. “Esses locais são considerados áreas estratégicas por serem ambientes de grande acúmulo de materiais que podem conservar criadouros do mosquito. Garantir a disponibilização de areias pode ser um aliado na erradicação desses possíveis focos durante todo o ano.”

A vereadora solicita ainda a instalação de placas com orientações sobre os cuidados a serem tomados para prevenção da dengue, além de se estudar a capacitação das pessoas que oferecem o serviço de cuidados e manutenção em túmulos nos cemitérios municipais.

Outro ponto abordado por Erika nos requerimentos é a readequação nos vestuários de proteção de chuva oferecidos aos funcionários, trocando as atuais capas por roupas de proteção semelhante às usadas por motociclistas. A parlamentar sugere também a disponibilização de protetor solar e repelentes aos funcionários, além de questionar sobre a forma que se dá a reposição de equipamentos de proteção individual.

Saudades II

Quanto ao Cemitério Saudades II, a vereadora indaga se existe algum contrato, convênio ou termo de cooperação para a administração do local para entender quais são as cláusulas e obrigações que competem à cada parte envolvida. “As questões que envolvem o Cemitério Saudades II e a administração pública ficam um pouco alheias ao conhecimento público, que cobra da Prefeitura algumas questões que seriam de foro da administração do cemitério e vice-versa”, justifica Erika.

Além disso, a parlamentar solicita a disponibilização de uma caçamba para coleta de lixos gerados no Saudades II. “Todo o lixo acaba sendo despejado em uma caçamba situada no Cemitério Saudades, exigindo que os funcionários transitem pela via que divide os dois cemitérios para realizar o despejo”, reforça.

Com informações do  gabinete parlamentar