Projeto de lei da parlamentar voltado à saúde também tramita na Câmara de Limeira
A operação “Praça Segura”, da Prefeitura de Limeira, levou a vereadora Dra. Mayra Costa (PPS) a protocolar um requerimento que solicita informações do Executivo sobre o projeto. A parlamentar questiona qual o principal objetivo da operação e como as abordagens são feitas. Ela também procura saber quais encaminhamentos são realizados e os atendimentos prestados. Mayra pede, ainda, informações sobre o público abordado, características e como essas pessoas são identificadas.
Outro requerimento apresentado pela parlamentar solicita informações sobre o projeto “De Volta para Casa”. Ela questiona o atual cenário de limeirenses em hospitais psiquiátricos que precisam da ressocialização aos seus lares ou residências terapêuticas. Mayra também pergunta ao Executivo sobre a situação dessas residências e qual o prazo para funcionamento delas. Por fim, ela questiona quantos pacientes necessitam sair dos hospitais psiquiátricos.
Projeto de Lei
Em trâmite na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 30/2017, também da vereadora Mayra Costa, visa humanizar o acolhimento na rede municipal de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a parlamentar, o projeto atende tanto a população como os profissionais de saúde, com capacitação e melhoria nas condições de trabalho.
“O objetivo fundamental é aprimorar as relações entre profissional de saúde e usuário, dos profissionais entre si e do hospital com a comunidade”, justifica Mayra. Segundo ela, a propositura estabelece um conjunto de ações integradas que visam mudar o padrão de assistência ao usuário. “Humanizar se traduz como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado, construída de forma coletiva e compartilhada.”
Com informações do gabinete parlamentar