• Inicio
  • Notícias
  • Projeto de lei incentiva uso da bicicleta como meio de transporte alternativo

Projeto de lei incentiva uso da bicicleta como meio de transporte alternativo

Propositura de Nilton Santos visa instalação de bicicletários em espaços públicos e privados

Data de publicação: 24/02/2017 12:04 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O uso de bicicletas como meio de locomoção tem crescido nos últimos anos. Além de ser um meio de transporte que não polui, a bicicleta se tornou sinônimo de boa saúde e fuga do intenso trânsito das cidades. Esse fato motivou o vereador Nilton Santos (PRB) a apresentar o Projeto de Lei 132/2016, que estimula e obriga entidades públicas e particulares de Limeira a oferecerem estacionamento para bicicletas, ou bicicletários, para os ciclistas.

A propositura já teve parecer favorável nas comissões da Câmara Municipal e está apto para ser votado em Plenário. Como justificativa, Nilton ressalta que o projeto visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, com a reserva de vagas para as bikes em shoppings, hospitais, hipermercados, agências bancárias, indústrias e outros espaços que possuem circulação superior a 100 pessoas.

“O uso da bicicleta como meio de transporte tem inúmeras vantagens já que não polui, exercita o corpo, é bom para a saúde das pessoas, é econômico e exige pequeno espaço para estacionar”, frisa. Pelo projeto de lei, a metragem destinada ao uso exclusivo de bikes deve corresponder a 5% da área total de estacionamento, com sinalização adequada para os ciclistas. “A mobilidade urbana tem sido o tema central das discussões que envolvem a nossa sociedade nos dias atuais”, reforça Nilton.

A segurança dos usuários também é lembrada no projeto do parlamentar, já que estipula que o resguardo, tanto dos ciclistas como dos munícipes, deve ser levado em conta para definir o local em que será implantado o estacionamento de bicicletas. A proposição divide os locais em bicicletários, destinado ao estacionamento por período de longa duração, seja público ou privado, e paraciclo, local em via pública, designado para a parada de bikes por período de curta e média duração. 

*Com informações do gabinete parlamentar