Projeto ainda precisa de aprovação em Plenário
O vereador Anderson Pereira (PSDB) protocolou, no expediente da Câmara Municipal, Projeto de Decreto Legislativo pedindo a revogação do título de cidadão limeirense concedido ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2011.
A honraria ao petista estava prevista no Projeto de Decreto Legislativo n.º 20/2011, de autoria do ex-vereador Ronei Costa Martins Silva, com a chancela da bancada do PT no Legislativo. O título de cidadão limeirense contempla personalidade que, não sendo natural do Município de Limeira, tenha prestado de maneira inequívoca excepcionais serviços de ordem pessoal, material ou moral à coletividade.
Para revogar a honraria, Anderson Pereira justifica que o ex-presidente Lula não é digno de recebê-la, já que é reservada tão somente às ilustres, irrepreensíveis e inquestionáveis personalidades públicas. “Como se poderia consolidar o nome do senhor Luiz Inácio Lula da Silva nos anais históricos desse célebre município? Como igualar esse inescrupuloso elemento aos nativos limeirenses? Como conceder uma honraria de valor inestimável a um indivíduo que se tem caracterizado, diariamente, como mentiroso, imoral, demagogo?”, disse o parlamentar.
O decreto que havia concedido a honraria foi aprovado pela Câmara à época, porém a solenidade da entrega do título não foi feita até hoje, por esse motivo, caso seja aprovada pelos vereadores, será possível a revogação. O projeto seguiu para análise da Comissão Constituição, Justiça e Redação e posteriormente será enviado para votação em plenário.
*Com informações do gabinete parlamentar