• Inicio
  • Notícias
  • Campanha de conscientização sobre surdocegueira é aprovada na Câmara

Campanha de conscientização sobre surdocegueira é aprovada na Câmara

Projeto de Erika Tank inclui ação no Calendário Oficial do Município

Data de publicação: 15/02/2017 16:51 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


 

A campanha “Novembro Branco e Vermelho”, de conscientização sobre a surdocegueira, foi aprovada pela Câmara Municipal na sessão de segunda-feira, 13, e passará a ser celebrada anualmente no último domingo do mês de novembro. A lei da vereadora Erika Tank (PR) inclui a data no Calendário Oficial de datas e eventos de Limeira.

“Queremos sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e se solidarizem com as pessoas surdocegas, combatendo qualquer forma de discriminação e estimulando a inclusão”, afirma a parlamentar.

A campanha busca o reconhecimento da surdocegueira como condição única, estimulando ações educativas visando à prevenção da rubéola durante a gestação (um dos agentes causadores da deficiência), a promoção de debates sobre políticas públicas e apoio às pessoas com surdocegueira, seus familiares e educadores.

“A surdocegueira é caracterizada pela perda da audição e da visão em diferentes níveis. Dependendo do nível de comprometimento desses sentidos, o contato da pessoa com o mundo pode ser bastante restritivo, passando a desenvolver diferentes maneiras de comunicação e interação com o mundo”, lembra Erika.

Em 2016, diversas entidades espalhadas pelo Brasil difundiram pela primeira vez a campanha para o conhecimento da deficiência e mobilização para conquistar o Dia Nacional da Surdocegueira. Bengalas nas cores branca e vermelha foram escolhidas para representar e identificar essas pessoas.

Em Limeira, a campanha é abraçada e idealizada pelo Centro Educacional João Fischer – Área Surdez, que trabalha pensando novas maneiras de possibilitar à pessoa surdocega sua inclusão de maneira plena.

*Com informações do gabinete parlamentar