Região do Cotil terá faixas elevadas para pedestres

Medida ajudará a aumentar a segurança da rotatória do Enxuto enquanto município cobra ações do governo

Data de publicação: 13/02/2017 14:18 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) se reuniu na quinta-feira, 9, com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira. As melhorias na rotatória Rodovia Deputado Laercio Corte (SP-147), que liga Limeira a Piracicaba, pautaram a maior parte do encontro. O secretário apresentou ao parlamentar um projeto de implantação de faixas elevadas para aumentar a segurança dos pedestres que passam pela Avenida Gumercindo Araújo e imediações do Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp).

A partir de um convênio que a Prefeitura já dispunha, que garante verba de outras instâncias de governo para essa finalidade, foi feita licitação e em breve as faixas serão feitas, inclusive em outras regiões da cidade. “As medidas paliativas para aumentar a segurança também são necessárias enquanto as ações de grande porte não se concretizam na rotatória do Enxuto”, comenta Marcelo Rossi.

Paralelamente, o secretário informou que o prefeito Mário Botion (PSD) protocolou documentação à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) para que o governo estadual efetue melhorias na rotatória. Rodrigo também levou ao órgão um estudo técnico feito em 2016 pela Câmara Municipal.

O trecho é considerado rodovia, o que impede o Município de efetuar intervenções como colocação de semáforos. “Se essa responsabilidade é da Intervias, a concessionária tem que ser cobrada pelo governo estadual e o dinheiro que a empresa obtém do pedágio tem que ser revertido no local também”, acrescenta o vereador.

Além do pedido formal de melhorias, Rossi destaca que a junção de forças políticas e da sociedade, incluindo o Movimento Rotatória Cotil/FT/Unicamp, Executivo e Legislativo, é fundamental. O parlamentar percorreu a rotatória no dia 28 de janeiro e protocolou na Câmara Municipal uma indicação com solicitação de intervenções, mesmo com caráter paliativo.

*Com informações do gabinete parlamentar