Quatro projetos têm parecer favorável na primeira reunião
O vereador Wagner Barbosa (PSB) foi eleito, nesta quinta-feira, 9, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal. Clayton Silva (PSC) ficou como vice-presidente e Mir do Lanche (PR) como secretário. Também fazem parte da comissão Darci Reis (PSD) e Waguinho da Santa Luzia (PPS).
Na primeira reunião, foram emitidos pareceres favoráveis a quatro projetos em trâmite na Casa, dois deles de autoria da vereadora Erika Tank (PR). O primeiro institui o “Novembro Branco e Vermelho” e o Dia de Conscientização sobre a Surdocegueira em Limeira. O segundo perpetua o nome de Messias Antônio de Moraes em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos do município.
Outra proposta, do vereador Darci Reis, institui no Calendário Oficial de Eventos o “Encontro de Crespas e Cacheadas”. Por último, o Decreto Legislativo de autoria do vereador Wagner Barbosa, que concede o título de Cidadão Limeirense ao reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge.
Para Wagner, ter sido escolhido como presidente da Comissão de Educação e Cultura é motivo de alegria, especialmente por ser uma área com a qual possui afinidade. Ele já lecionou em 15 escolas, foi conselheiro do Sindicato dos Professores (Apeoesp), diretor do Centro do Professorado Paulista (CPP) e lutou para a vinda do novo campus da Unicamp para Limeira. “A educação e a cultura são áreas importantes para o desenvolvimento da nossa população e da nossa cidade. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e estaremos sempre à disposição para ouvir as comunidades escolares e artísticas de Limeira e tomar as providências cabíveis”, afirmou.
A Comissão de Educação e Cultura tem competência para tratar de assuntos relacionados à educação, ensino e assistência social; sistema municipal de ensino; concessão de bolsas de estudos; programas de merenda escolar; artes, patrimônio artístico e cultural, esportes, atividades de lazer; preservação da memória da cidade; denominação e alteração de próprios, vias e logradouros públicos; concessão de títulos honoríficos; e serviços, equipamentos e programas culturais e educacionais à comunidade.
*Com informações do gabinete parlamentar