Espera por vaga no Centro do Idoso passa de um ano

Vereador Dr. Marcelo Rossi se reuniu com 70 lideranças da Terceira Idade e ouviu algumas das principais demandas

Data de publicação: 09/02/2017 16:40 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) se reuniu nesta quarta-feira, 8, com 70 lideranças de grupos de Terceira Idade que representam mais de 1.200 idosos. O encontro foi na sede da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil), onde o parlamentar expôs suas propostas e ouviu as demandas desta camada crescente da população.

As necessidades envolvem, por exemplo, melhorias em centros comunitários que sediam as atividades dos grupos, além da ampliação da oferta de vagas no Centro do Idoso. Um idoso relatou que está há um ano e meio na lista de espera pela aula de hidroginástica e foi informado que a fila chega a 400 pessoas. “Se os centros comunitários receberem melhorias, é possível amenizar essa fila, descentralizando o serviço. Apesar das dificuldades financeiras, investir em esporte e lazer significa economizar gastos com saúde pública”, declara D.. Marcelo Rossi.

O vereador também conheceu a abrangência dos grupos de Terceira Idade para alinhar propostas do seu mandato às principais necessidades.

Também soube de questões mais complexas, como falta de vagas em abrigos e a necessidade de creches e outros espaços públicos para que os idosos tenham qualidade de vida. “Reafirmamos nossa bandeira de prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer e tenho certeza que, mesmo com tantas dificuldades que o país enfrenta, conseguiremos propor ao Executivo melhorias solicitadas e buscar novas políticas que vão ao encontro das estatísticas de envelhecimento da população”, enfatiza.

Estudo do Perfil Demográfico de Limeira feito no ano passado pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara Municipal projeta 67.325 idosos na cidade em 2030. Hoje já são 40.932. O número futuro é maior que a quantidade estimada de 46.526 habitantes com até 14 anos. “Em pouco mais de uma década, a previsão é que a cidade tenha mais idosos do que crianças e adolescentes com até 15 anos, o que obriga não somente o poder público, mas toda a sociedade a se preparar para o envelhecimento da população”, observa dr. Marcelo Rossi, que também é geriatra.

De imediato, o parlamentar convidará o secretário de Esportes, Luiz Augusto Zanon, para visita conjunta inicialmente em três centros comunitários e agendará reunião com a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia dos Santos Damaceno, para discutir ações voltadas para a Terceira Idade, inclusive parcerias com instituições de ensino e até com a iniciativa privada, que serão sugeridas. “Apesar das limitações nas atribuições, o vereador também tem o papel de discutir e propor políticas públicas a partir principalmente das demandas que recebe”, finaliza.

*Com informações do gabinete parlamentar