Presidente Zé da Mix recebe visita de Wilson Cerqueira

Ex-vereador falou sobre a Festa de Santos Reis, que ocorre dia 14

Data de publicação: 13/01/2017 11:05 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O presidente da Câmara Municipal de Limeira, José Roberto Bernardo, Zé da Mix (PSD), recebeu a visita do ex-vereador e mestre da Companhia de Reis São Lucas, Wilson Nunes Cerqueira, na manhã desta sexta, 13. Na ocasião, Wilson convidou o parlamentar, em nome do Legislativo, para participar da Festa de Santos Reis, que ocorre amanhã, 14, a partir das 19h, no Centro Municipal de Eventos (antiga Lival).  

“A festa é uma manifestação folclórica já conhecida em Limeira, que faz parte do calendário anual de eventos da cidade. É um momento importante para a cultura popular e Wilson Cerqueira, junto com o grupo da Folia de Reis, construiu uma história que só reforça a tradição local”, disse Zé da Mix. Ele destacou a importância do evento e agradeceu pelo convite feito à Câmara.

Desde 2010, o Legislativo instituiu o mês de janeiro, entre os dias 6 e 20, como período oficial para comemorar a Folia de Reis. A medida partiu de projeto de lei de autoria do ex-vereador Ronei Martins. A proposta foi aprovada em reconhecimento à identidade própria que a festividade carrega em Limeira, com caráter religioso e folclórico, e que tem maior força na zona rural.      

Referência

Wilson explicou que o evento, agendado para este sábado, conta com a apresentação da Companhia de Reis São Lucas - formada por 22 pessoas que cantam e tocam músicas folclóricas. A manifestação cultural também tem danças e palhaços que animam o público. São usados instrumentos como: violas caipiras, violões, cavaquinho, rabeca, acordeom, bumbo, caixa e pandeiro.

O grupo nasceu em 2004, com o objetivo de resgatar e cultivar o reisado no município, a partir do esforço de várias famílias que participam da Comunidade São Lucas no Jardim Anavec. A Companhia hoje é referência estadual e faz parte das quase 400 companhias de reis cadastradas em São Paulo.  A festa faz um resgate à história dos três reis magos - Belchior, Gaspar e Baltazar -  convertidos em santos pela Igreja Católica.