Wagner Barbosa pede limpeza de terreno no Jd. Morro Azul
O vereador Wagner Barbosa (PSB) protocolou nesta quinta-feira, 12 de janeiro, na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pedido de limpeza urgente de um terreno particular na Rua Francisco Bisca, em frente ao número 262, no Jardim Morro Azul. O local, que dá fundos para a Rua Moacir Zenebon, apresenta mato alto e aparecimento de animais peçonhentos.
A dona de casa Antonia Guerreiro Bastelli, 82, já efetuou a solicitação à prefeitura por meio do Sistema 156, recebendo o número de protocolo 85439. Apesar de o proprietário da área ter sido notificado e multado, o problema permanece. “As pessoas também jogam lixo aqui e só piora a situação. Até colocaram uma placa escrito que era proibido caçar de tão alto que está o mato”, relatou.
Outra preocupação da idosa é com a dengue, já que os materiais despejados de forma indevida no terreno acumulam água parada, servindo como criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Para o vereador, é preciso providências urgentes no local, já que a falta de limpeza no terreno implica em uma série de problemas relacionados à saúde pública e à segurança da comunidade. “A área é frequentemente alvo do despejo irregular de lixo e entulho, proliferando animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, insetos como baratas e moscas e com o risco de servirem como criadouros para a dengue”, declarou Wagner.
O vereador chama a atenção ainda para a questão da segurança, já que o mato alto pode ocultar criminosos e usuários de drogas. O local tem grande fluxo de pedestres, em especial estudantes da Escola Estadual Cônego Manuel Alves, pais e alunos da Emeief Professor Aldo José Kühl e pacientes do CSF Morro Azul.
De acordo com Wagner, é preciso ainda que seja cumprida Lei Municipal 4.743/2011, que estabelece a obrigação dos proprietários de imóveis particulares de cercá-los com muros ou alambrados. “A limpeza compulsória da área acabaria com os transtornos causados à população do entorno. Esperamos que haja a solução o mais rápido possível”, disse.
*Com informações do gabinete parlamentar