Parlamentares também querem evitar projetos com urgência especial
O presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), ao lado da vice-presidente Dra. Mayra Costa (PPS), visitou o prefeito Mario Botion (PSD) para tratar da relação entre os poderes Legislativo e Executivo. Também participaram o vice-prefeito, Dr. Júlio Pereira (DEM), e o vereador Dr. Rafael Camargo (PMDB).
O presidente do Legislativo solicitou ao prefeito melhor atendimento às demandas e solicitações dos parlamentares, tanto em requerimentos e indicações, como em pedidos de informação. Foi solicitado que a Prefeitura responda esses documentos de forma objetiva. "Queremos que os pedidos sejam respondidos de maneira clara e não respostas evasivas, como já aconteceu muitas vezes, pois esse tipo de postura torna muito difícil o trabalho do parlamentar", afirmou Zé da Mix.
"Vamos ter um relacionamento de muita proximidade com a Câmara Municipal e uma ação muito próxima de todos os vereadores, atendendo às demandas de maneira efetiva", respondeu o prefeito. Botion anunciou que haverá uma pessoa, ligada ao Gabinete do Prefeito, para receber as demandas e apresentar as respostas ao Executivo. O nome escolhido é do ex-vereador José Eduardo Monteiro Júnior, Jú Negão (PEN). "Ele será um facilitador entre o Executivo e o Legislativo", explicou Botion, que também já teve experiência como vereador.
O chefe do Executivo também anunciou que o vereador Jorge de Freitas (PEN) será indicado como líder do governo na Câmara para, da mesma forma, qualificar o relacionamento entre as duas instituições.
Outro pedido é que o chefe do Executivo evite despachar para a Câmara projetos com urgência especial, sem a necessidade efetiva. "No último período, a gente sofreu muito com isso. Muitas vezes tivemos dificuldades para votar um projeto em cima da hora. Por isso, pedimos que, antes de enviada uma proposta, converse com os vereadores", explicou Zé da Mix. Ele também elogiou a escolha de Jú Negão para ocupar essa função, pois ele "sofreu na pele o que é não ter uma resposta a contento quando era vereador".
Ex-vereador na última legislatura, o vice-prefeito Júlio Pereira também vai contribuir com a relação entre os poderes. "Nós conhecemos o mecanismo da Câmara e já temos conhecimento do Executivo, por isso vamos desenvolver um relacionamento próximo, porém completamente independente um do outro", assegurou.
A vice-presidente da Câmara, Dra. Mayra, agradeceu a predisposição do prefeito em estreitar essa relação. "Muitas vezes é através do vereador que o prefeito toma conhecimento dos problemas da cidade e da população", esclareceu. Já Rafael Camargo ressaltou que essa postura do prefeito é a continuidade da forma de atuação de Botion desde a campanha eleitoral.