Em cerimônia de posse, representantes de partidos e coligações apresentaram propostas
Retomar a esperança de uma cidade mais forte e desenvolvida, construir a Câmara Municipal como uma casa de debate, diálogo e fiscalização e unir as forças políticas para a melhoria da qualidade de vida da população foram as ideias consensuais apresentadas pelos representantes de partidos e coligações dos parlamentares municipais. As declarações foram feitas durante a cerimônia de posse no dia 1º.
Em nome do PR, partido com o maior número de cadeiras na Câmara, a vereadora Erika Tank destacou o senso de responsabilidade que os parlamentares devem seguir. "A população espera de nós nada além de respeito, dedicação e comprometimento", disse. "Deixo nosso compromisso de batalhar pelo crescimento social de nossa cidade e pelo fortalecimento de nossos limeirenses". A parlamentar, eleita primeira-secretária da nova Mesa Diretora, fez referência à experiência de sua mãe, a ex-vereadora Elza Tank, que exerceu seis mandatos como vereadora, sendo cinco como presidente, e um mandato de deputada estadual. "Aprendi com ela, desde sempre, que a Câmara merece ser respeitada. E seguirei defendendo o respeito com imensa honra e a continuar o seu trabalho", afirmou.
Representando o PSD, com três parlamentares, o vereador Dr. Marcelo Rossi destacou o compromisso de "somar esforços acima de legendas partidárias e buscar soluções que beneficiem a coletividade". Ele também ressaltou a necessidade de fomentar a participação da população para contribuir na tomada de decisões que afetam a cidade.
Ex-presidente da Câmara entre 2015 e 2016, Nilton Santos falou em nome do PRB, que agora conta com dois vereadores. Se dirigindo aos novos colegas, ele disse que a "empreitada" de ser vereador carrega a esperança de todos os limeirenses, independente do voto. "Que todos nós venhamos alcançar nossos objetivos, com o republicanismo acima de tudo", desejou.
Integrada por dois vereadores, a bancada do PMDB foi representada pelo vereador Rafael Camargo, escolhido segundo-secretário da Mesa Diretora, que tratou da importância do Legislativo. "Sabemos da importância e do compromisso que temos com a sociedade de Limeira”, disse.
Em nome do PSDB, com dois parlamentares, a vereadora Carolina Pontes usou a palavra para tratar do trabalho parlamentar e da turbulência política que vive o país. Ela falou sobre a necessidade de os parlamentares se posicionarem de maneira contundente em relação aos seus valores e convicções. "Em um cenário em que tão poucos conseguem se identificar com uma ideologia partidária, eu me sinto privilegiada de usar a palavra de forma tão consciente de minha escolha política", manifestou. Sobre a crise política, ela convocou seus colegas a reconquistar a confiança do cidadão e recuperar a crença nos poderes.
Se dirigindo aos demais parlamentares, o vereador Lemão da Jeová Rafá disse, em nome do PSC, formado por dois parlamentares, que enquanto o Executivo deve governar pela cidade, os vereadores também devem legislar pela cidade. Da mesma forma, representando a coligação PPS, PRP e PTC, a vereadora Dra. Mayra Costa destacou a missão do Legislativo: fiscalizar, debater e legislar para aqueles que garantiram essa prerrogativa, o povo. Eleita vice-presidente, ela conclamou todos ao trabalho: “Necessitamos continuar trabalhando sempre com o maior afinco e responsabilidade. Sempre em benefício da nossa cidade”, disse.
Pelo PEN, o vereador Jorge de Freitas lembrou que a eleição de um representante na Câmara é a soma de todos os candidatos do partido e da coligação. Por isso, destacou a importância do trabalho coletivo. "Urge a necessidade de unir forças em busca de melhoria de qualidade de vida da população tanto daqueles que aqui nasceram como daqueles que aqui vieram para viver", manifestou.
Com dois vereadores, o PSB foi representado pelo vereador Marco Xavier. Em seu pronunciamento, disse que é importante se dedicar aos mais necessitados. "Não são os prédios e as ruas de Limeira que precisam de um representante, e sim o seu povo. O meu lado é o lado do povo, o povo pobre", discursou se dirigindo àqueles que vivem do esforço do próprio trabalho, os trabalhadores.
A vereadora Constância Berbet, em nome da coligação PDT e PCdoB, comparou a política com a arte da conciliação para a defesa do interesse público. "Nossa missão é tão simples quanto complexa: governar uma cidade de maneira conjunta, unidos, justamente em um tempo que é tão difícil unir as pessoas", declarou.