Documento é de autoria do vereador Farid Zaine (PR)
A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 19, moção de pesar pelo falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, aos 95 anos. De autoria do vereador Farid Zaine (PR), o documento considerou a trajetória do cardeal, principalmente sua dedicação em prol dos direitos humanos e sua luta contra as torturas ocorridas na Ditadura Militar.
“Dom Paulo Evaristo Arns é um exemplo de entrega a Deus e de humanidade”, pontuou Farid, que destacou o projeto do livro “Brasil: Nunca Mais”, encabeçado pelo cardeal, que traz relatos sobre os anos de repressão e tortura no Brasil, “assim dotando nossa história de indispensável documento sobre esse período”.
DPU
Farid mostrou o apoio do Legislativo limeirense, por meio de moção, à aprovação do projeto que tramita na Câmara dos Deputados que cria a estruturação administrativa da Defensoria Pública da União (DPU). Com o documento, aprovado também na sessão de segunda, 19, o vereador do PR pretende reforçar o interesse de Limeira em receber um órgão da DPU para atender a população carente local, já que, conforme as considerações da propositura, há a previsão para a construção de mais de 100 unidades no Brasil.
“Um órgão desta natureza no município contribui, de forma apropriada, na luta contra a desigualdade social”, explicou Farid, que defendeu a criação de carreira de servidores de apoio à DPU, “visando à garantia da efetiva tutela judicial ao cidadão”, além da sua interiorização.
Condephali
Os vereadores também aprovaram moção de aplauso ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali), pelo histórico tombamento da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção como Patrimônio Cultural do município. “Essa notícia é uma das mais aguardadas dos últimos tempos pelos historiadores e militantes da área cultural limeirense”, comemorou o autor da propositura, Farid.
A moção destaca a assinatura do decreto que tomba a igreja como patrimônio cultural, ato que aconteceu no dia 9, no Espaço Cultural Engep.
Com informações da assessoria de imprensa do Gabinete do vereador Farid Zaine