Lei Doação com Ação, do vereador Farid Zaine, concede benefício cultural à população doadora
A Lei 5.597/15, de autoria do vereador Farid Zaine (PR), institui apoio à doação de sangue, por meio de projetos culturais realizados no município, denominado Doação com Ação, visando estimular e conscientizar a população acerca da importância da doação contínua de sangue. É ela que torna possível um benefício a mais para esse público, pois o Teatro Vitória disponibiliza dez lugares gratuitos para doadores.
Em resposta enviada a um requerimento de Farid, sobre o cumprimento da lei, a secretária da Cultura, Gláucia Bilatto, informou que “o Teatro reserva ingressos para atendimento do projeto Doação com Ação”. Ela adiantou ainda que “para publicidade, será divulgado no Diário Oficial do Município”. Segundo a Secretaria da Cultura, o doador deve entrar em contato com a pasta com dez dias de antecedência do espetáculo, devendo apresentar os comprovantes emitidos por Bancos de Sangue ou Hemocentros de duas doações nos últimos dez meses.
“Caso o espetáculo tenha mais que 10 doadores interessados, haverá sorteio. Benefício não previsto para espetáculos gratuitos”, consta na arte que divulga a proposta Doação com Ação, elaborada pela Prefeitura.
“Nossa ideia com essa lei é fortalecer a solidariedade, ampliando os benefícios oferecidos aos doadores de sangue, e também facilitar o acesso da população em eventos e espetáculos apresentados no Teatro Vitória”, disse Farid.
Para mais informações sobre o projeto Doação com Ação, o telefone é 3495 2765, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
​* Informações do Gabinete do Vereador José Farid Zaine (PR).